quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Surto de Coronavírus no Japão poderá forçar o adiamento de eventos por duas semanas



O CEO do RIZIN, Nobuyuki Sakakibara, falou sobre os desenvolvimentos futuros após o torneio “RIZIN.21”, realizado em 22 de fevereiro de 2020 ( sábado ) na Hamamatsu Arena, em Shizuoka.

Foi anunciado anteontem que o próximo ‘card’ da franquia, o “RIZIN.22”, deverá ser realizado no dia 19 de abril ( domingo ), na Yokohama Arena.

Contudo, Sakakibara comentou sobre as suas preocupações à cerca do impacto do novo coronavírus, oficialmente chamado COVID-19.

-“Estou preocupado com a forma como a infecção pelo coronavírus se espalhará por aqui, mas dependerá de quando será o pico do surto e quando este chegará ao fim, como você pode ver nos exemplos de outros patógenos. Ouvi dizer que as bactérias desaparecerão se a temperatura exceder 20 graus, mas, em qualquer caso, eu estarei atento às informações e continuo tendo em mente que nós estaremos bem prepararemos para o dia 19 de abril e realizaremos o torneio ”.-afirmou Sakakibara.

Na tarde de quarta-feira ( 26 de março ), o primeiro-ministro do Japão Abe Shinzo pediu que todos os eventos esportivos e culturais sejam suspensos ou limitados durante duas semanas, como parte da luta para conter a disseminação do coronavírus no país.

Abe Shinzo - que em maio de 2019 adotou a estrutura tradicional de nomes no Japão, com o sobrenome na frente - afirmou que esse período é importante para deter a disseminação da infecção.

-“Considerando que as próximas duas semanas são extremamente importantes para evitar a propagação da infecção, solicitaremos a suspensão, adiamento ou redução do tamanho ( dos eventos ) nesse período, pois o governo considera existir um risco de transmissão em larga escala nos eventos esportivos e culturais em todo o país”.-disse Abe, no Parlamento, ao pedir aos organizadores que considerem cancelar ou adiar seus eventos, embora isso não seja obrigatório.

Em resposta à esse pedido, a indústria das artes marciais anunciou o cancelamento do “SHOOT BOXING Hanayashiki Extreme.4”, que seria realizado em 1º de março no Asakusa Hanayashiki / Asakusa Flower Theatre, em Tóquio.

O mundo do boxe decidiu adiar um torneio doméstico marcado para março e, os dirigentes da Luta Livre ( modalidade conhecida aqui no Brasil como ‘Telecatch’ ), anunciaram que a New Japan Professional Wrestling cancelará 11 torneios de 1 à 15 de março, mas que retornará às suas atividades posteriormente.

Uma outra opção seria fazer que nem a liga de beisebol de Tóquio, que informou que realizará partidas sem espectadores até o dia 15 de março.

Quanto às Olimpíadas, os preparativos para os próximos Jogos Olímpicos de Tóquio ainda estão em andamento apesar do coronavírus, informou o Comitê Olímpico Internacional ( COI ) também na quarta-feira.

-“Os preparativos para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 continuam como planejado. Contramedidas contra doenças infecciosas constituem uma parte importante dos planos do Tóquio 2020 de sediar Jogos seguros e protegidos. Tóquio 2020 continuará a colaborar com todas as organizações relevantes que estão monitorando cuidadosamente qualquer incidência de doenças infecciosas e analisará quaisquer medidas preventivas necessárias a todas as organizações envolvidas”.-afirmou o serviço de imprensa do COI.

O COI disse ainda que estava em contato com a Organização Mundial de Saúde ( OMS ) e seus próprios especialistas médicos :

-“Temos plena confiança de que as autoridades relevantes, em particular no Japão e na China, tomarão todas as medidas necessárias para resolver a situação”.-explicou o serviço de imprensa.

Os políticos japoneses estão confiantes com relação à realização das Olimpíadas em seu país :

-“O COI está se preparando para os Jogos de Tóquio tal como programado. Continuaremos nossos preparativos para que o COI possa tomar decisões sensatas”.-afirmou a ministra Seiko Hashimoto, no Parlamento.

Segundo os especialistas, a epidemia deve durar de dois a três meses, com algumas previsões apontando para o seu término depois de abril.

Nesse caso, o surto poderia afetar um pouco mais o mundo do MMA no Japão.
Será que haverá uma logística propícia para a realização do “RIZIN.22” em 19 de abril ?

Nós esperamos que sim e aproveitamos para parafrasear Zhang Jifeng, vice-diretor do Instituto de estudos japoneses na Academia Chinesa de Ciências Sociais, quando este disse :

-“Do fundo do coração, esperamos que o Japão melhore em breve e que juntos possamos desfrutar dessa celebração do esporte e do renascimento”.-declarou Zhang.

Por agora, fiquem com as lutas anunciadas para o “RIZIN.22” até o momento.

RIZIN.22
19 de Abril de 2020
Yokohama Arena
Yokohoma, Japão

Manel Kape (c) vs. Hiromasa Ogikubo ( pelo cinturão do peso galo )
* Mikuru Asakura x Kotetsu Boku ( peso leve ) *
* TBC

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 27/02/2020
_
Foto : A medida se faz necessária até que o surto arrefaça, após o seu pico. Mas o CEO do RIZIN Nobuyuki Sakakibara ainda está esperançoso quanto à realização do “RIZIN.22” em 19 de abril. ( Créditos | Cortesia : @RIZINFF | MMA Japan ).


Nenhum comentário:

Postar um comentário