quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Evento japonês REBELS anuncia novas ( e radicais ) regras de artes marciais mistas



Foi realizada uma conferência de imprensa no dia 18 de fevereiro ( terça-feira ), em Tóquio, capital do Japão, para anunciar as novas regras de MMA que passarão à vigorar no torneio do “REBELS.65”, que acontecerá no próximo dia 24 de abril de 2020 ( sexta-feira ).

O novo conjunto de regras tem o nome provisório de “Ultimate Kick Boxing” ( UKB ) e não prevê nenhuma decisão das lutas pelos juízes, a vitória só poderá ser obtida por ‘nocaute’ ( ‘knockout’ ou ‘KO’, se preferir ). Se não houver um ‘nocaute’ no primeiro round de cinco minutos, então será solicitado um segundo round de três minutos. Caso não aconteça um ‘nocaute’ nesse round extra, será declarado um empate.
Lembrando que três “nocautes técnicos” ( o termo “technical knockout” é abreviado como ‘TKO’ ), correspondem à um ‘nocaute’ ou “KO”.

Os lutadores deverão usar luvas de dedo abertas e as regras permitem socos, chutes, cotoveladas, joelhadas e quedas, além de um pouco de luta no solo.

Se um dos lutadores estiver no chão, seu oponente poderá golpeá-lo, se esse ataque for instantâneo. Nesse caso, poderão seu utilizadas cotoveladas, ‘ground and pound’, tiros de meta ( na cabeça do adversário caído ) ou “pisões” em todas as partes do seu corpo. Mas se estes ataques não forem feitos imediatamente, o lutador será obrigado à recuar e esperar que o seu adversário se levante.

Ainda com relação ao trabalho de luta no solo, será permitido golpear da posição de montada, e até mesmo usar cabeçadas, mas novamente, esses ataques terão que ser instantâneos, ou seja, feitos imediatamente.

Estrangulamentos serão proibidos, mas as demais técnicas de finalização deverão ser permitidas.

Cortes provocados por cotoveladas serão classificados como algo semelhante à um “TKO”.

Contudo, é preciso lembrar que essas regras só serão implementadas em cada luta se ambos os lados concordarem.

-“Lutadores que resistem às luvas de dedo abertas poderão usar luvas de boxe de seis onças ( 6 oz ), e eliminar as cotoveladas. Estamos à procura de oponentes entre 70 e 80 kg.”.-explicou Yamaguchi Genki, representante do REBELS.

-“Quando eu praticava o Muay Thai há dez anos atrás ou mais, já acreditava que era melhor fazê-lo com luvas de dedos abertas. Naquela época, quase ninguém concordava, mas hoje estão fazendo isso normalmente no ONE Championship. Eu acredito que o nosso novo conjunto de regras combina com os lutadores de MMA que não são bons em estrangular, e estaremos levando apenas a parte mais interessante das artes marciais mistas para o nosso público”.-complementou Yamaguchi.

Para motivar ainda mais os lutadores, já foi introduzido um sistema de prêmios para as lutas e três empresas já informaram que irão ofertar aproximadamente 100.000 ienes cada, para ser distribuído entre os competidores. Em caso de empate, o prêmio em dinheiro será adicionado ao valor que será pago na próxima luta do torneio. Também serão distribuídos prêmios pelos nocautes.

Além disso, o “REBELS.65” também contará com outras lutas empolgantes.

Destaque para a primeira luta pelo título feminino do REBELS, REBELS-BLACK ( sem cotoveladas ), na categoria de 46 kg.
Nessa disputa, Punchan Rina ( 1ª colocada na categoria pelo ranking do REBELS ) enfrentará Misaki Morita ( ex-campeã do J-GIRLS e atualmente participando da Shoot Boxing Girls S-Cup ) em luta programada para três rounds de três minutos, mais um round de três minutos, se necessário.

Esta será a primeira luta entre mulheres à ser considerada para o ‘evento principal’ do “REBELS.65”. Obviamente, ambas as lutadoras serão as primeiras no Korakuen Hall.

Antes desse ‘card’, entretanto, acontecerá o “REBELS.64”, já no próximo dia 29 de fevereiro, composto por lutas de Kickboxing e Muay Thai. Esse evento também terá lugar no Korakuen Hall.

O ‘main event’ ( evento principal ) do “REBELS.64” será uma luta entre o japonês Hiroki Suzuki e o brasileiro Shely Santana, sob as regras do Kickboxing.

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 19/02/2020
_
Foto : Kohei Tokuji ( centro ), ladeado pelas lutadoras Puchan Rina ( esquerda ) e Misaki Morita ( direita ), atletas que disputarão o título feminino no torneio do REBELS. ( Créditos | Cortesia : REBELS(レベルス) |  Divulgação ).


Nenhum comentário:

Postar um comentário