quarta-feira, 19 de junho de 2019

Jairo Kusunoki poderá lutar com Bob Sapp na 45ª edição do HEAT



Jairo Kusunoki, brasileiro, natural da cidade de São Roque, no estado de São Paulo, começou a treinar boxe com apenas 12 anos e aos 16 já era um campeão amador no Brasil, tendo feito 19 lutas durante esse período no amadorismo.
Como tantos outros ‘decasséguis’, Jairo mudou-se para o Japão, país onde lutou boxe profissionalmente e venceu a maioria de suas lutas antes do tempo limite. Ele lutou em eventos da ‘nobre arte’ até o ano de 2011, quando passou à competir também no Kickboxing.

Atualmente, Jairo Kusunoki mantem um currículo composto por 29 lutas profissionais: 0-2-0 em MMA, 6-5-1 em boxe e 11-4-0 em kickboxing. As suas 17 vitórias no profissionalismo foram todas por nocaute ou nocaute técnico.
As referências atuais ao currículo do lutador parecem deixar de fora as disputas sob o formato das ‘Custom Rules Bout’ ( ou seja, “lutas com regras personalizadas” ) uma vez que Jairo também já competiu em eventos como o Ganryujima, promovido por Sadaharu Tanikawa, um antigo produtor do K-1.

Jairo lutou três vezes no ano passado, perdendo duas vezes, contra Yang Rae Yoo e Hyun Man Myung, mas entre essas duas lutas ele derrotou o famoso lutador do K-1 World GP e do Bellator Muhammad “King Mo” Lawal.
Ao longo da carreira ele lutou em promoções do porte do HEAT, RISE, Ganryujima, AFC, Legend, Kunlun Fight e principalmente Road FC.

Jairo, que tem 44 anos e mede 1.80m, está no auge de sua carreira como lutador profissional. Prova disso é que ele esteve concorrendo como ‘destaque dos esportes’ no Press Award Japan 2019, disputando com outros atletas consagrados na terra do Sol Nascente.
A premiação é uma iniciativa da TV Globo internacional - cujas transmissões cessaram no Japão - em parceria com a FOCUS BRASIL, cuja missão é promover a imagem positiva do Brasil e celebrar o sucesso dos brasileiros no exterior.

A próxima luta de Jairo deverá ser realizada na 45ª edição do HEAT, competição cujo presidente é o Sr. Tamio Shimura e é organizada pela Shimura Dojo.
As negociações estão adiantadas para que ele lute contra o monstro Bob Sapp, verdadeira figura “pop” no Japão, país onde esse ex-jogador de futebol americano que pesa 172kg sempre apareceu em ‘talks shows’ e comerciais de TV, além de filmes, propagandas no metrô, “outdoors” e publicações impressas em geral.

Conhecido como “The Beast” ( ou ‘a besta’, em bom português ), Sapp mantêm um cartel de 12 vitórias, 20 derrotas e 1 empate como profissional de MMA.
Já no Kickboxing, seu registro é de 12 vitórias ( 9 KO’s ) e  19 derrotas.
Ele também participou de eventos do gênero “Pro Wrestling”, modalidade conhecida aqui no Brasil como “Telecatch” ou ainda ‘luta livre’.
No entanto, vale lembrar que o contrato para a realização da luta entre Jairo Kusunoki e Bob Sapp ainda não está fechado.

Quem já confirmou sua participação para o próximo ‘card’ da promoção japonesa foi o francês campeão do K-1 Jérôme Le Banner, que inclusive foi o adversário de Jairo em sua última luta no HEAT, em março desse ano.
O adversário de Le Banner no próximo HEAT também já foi confirmado. Trata-se do lutador Lim Junsu, da Coreia do Sul.

Lançado em fevereiro de 2005, o HEAT é uma promoção de “Mixed Martial Arts” cujo intuito é lançar lutadores e projetá-los para o mundo inteiro em confrontos de MMA, kick boxing, Muay Thai e karatê, entre outras modalidades de artes marciais.
Os ‘cards’ da franquia estão sendo realizados continuamente em Tóquio, Osaka e mais cidades da “região central do Japão”.

A 45ª edição do HEAT será realizada no dia 28 de julho de 2019 ( domingo ) e terá lugar no Nagoya Congress Center, em Aichi, no Japão.

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 19/06/2019
_
Foto : O contrato ainda não está fechado, mas está quase tudo certo para que Jairo Kusunoki e Bob Sapp lutem na próxima edição do HEAT. ( Cortesia  | Créditos : arquivo pessoal Jairo Kusunoki | Marcos Sogabe ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário