segunda-feira, 24 de junho de 2019

Conheça as novas regras para o “corte” de peso adotadas pelo ONE Championship



A ‘desidratação extrema’ é um procedimento usando por atletas que competem em esportes nos quais a divisão das categorias é baseada no peso. Embora seja considerado perigosíssimo, este “corte” de peso drástico é um procedimento comum entre lutadores de boxe, wrestling e em outras modalidades de artes marciais.

A primeira vez que ouvi falar desse método foi em 1998, por ocasião da morte de dois lutadores de wrestling de uma universidade norte-americana. Além da severa restrição na ingestão de alimentos sólidos e líquidos, a dupla ainda chegou ao cúmulo de fazer uso exagerado de medicamentos e praticar exercícios aeróbicos intensos dentro de uma sauna, o que resultou na morte de ambos.

Obviamente, a prática também é utilizada nos esportes profissionais e o MMA não foge à regra, com os atletas sempre buscando obter alguma vantagem sobre os seus adversários.
Ao que consta, o ONE Championship foi a primeira promoção de MMA à anunciar uma mudança completa nas regras de perda e recuperação de peso dos seus contratados.

Desde janeiro de 2016, a organização asiática baniu a desidratação dos seus atletas e criou uma nova política de “corte” de peso.
A medida foi tomada após a morte do lutador Yang Jian Bing, que enfrentou problemas de desidratação antes de um combate em dezembro do ano anterior.

Atualmente o ONE costuma verificar os pesos de seus lutadores regularmente. Os competidores não tem permissão para reduzir seu peso de repente - em um prazo de apenas 24 horas - ou sequer faltando apenas uma semana para a luta, como os atletas do UFC e outras promoções fazem.

Em vez disso, o lutador tem que perder seu peso gradualmente ao longo do ‘camp’ e precisa enviá-lo regularmente ao portal ‘on-line’ do ONE. Então, quando chega à semana da luta, os representantes do ONE verificam seu peso diariamente, através de um sistema próprio que incluí “pesagens constantes e aleatórias” até três horas antes das lutas, uma vez que eles não permitem mais a prática da desidratação.
Caso o atleta esteja fora da margem de peso de sua categoria, não será autorizado a lutar.

Não custa lembrar que a franquia asiática adota esse sistema de acompanhamento do peso dos atletas durante todo o ano, independente dos lutadores estarem fazendo algum ‘camp’ preparatório para lutar ou não.

Mei Yamaguchi, 40 anos, lutadora japonesa de MMA e bastante ativa em suas contas no Twitter e no Facebook, postou sobre o assunto no período que cobriu as suas últimas três lutas no ONE e afirma que o sistema é confiável. 
A veterana mencionou todos os seus preparativos nesse sentido e diz que sempre foi bem sucedida.

Outro que credita confiabilidade ao novo método é o norte-americano Demetrious Johnson.

O ONE Championship, inclusive, já convidou o UFC e o Bellator à seguirem sua nova política de corte de peso.

-“Acreditamos que, através da implementação deste novo programa de pesagem, nossos atletas vão gozar de uma vida mais saudável e segura dentro e fora do ‘cage’. Convido as outras duas maiores organizações globais do MMA, Bellator e UFC, a seguirem nossos passos na proteção de seus atletas e eliminar o processo de perda de peso por desidratação”.-Declarou à época, Victor Cui, então diretor executivo do ONE.

Outra possibilidade que vem sendo discutida na comunidade do MMA com vistas à resolver os problemas causados pela ‘desidratação extrema’ é a implementação de novas categorias de peso como já acontecem nos eventos do Shooto promovidos no Japão.

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 24/06/2019
_
Foto : A japonesa Mei Yamaguchi aprova a nova prática de “corte” de peso do ONE Champioship. ( Cortesia | créditos : Arquivo pessoal Mei Yamaguchi | Instagram ONE Championship ).


Nenhum comentário:

Postar um comentário