quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Chris Weidman comenta sobre a influência do Jeet Kune Do e Kali em Lutadores de MMA



Sifu Edmarcio Rodrigues é ‘Full Instructor’ em Contemporary Jeet Kune Do ( Progressive Fighting System) e Guru em artes marciais filipinas Kali Silat e Panantukan.

Quando é questionado com a seguinte indagação : “se Jeet Kune Do é tão completo porque não vemos lutadores representando o mesmo no MMA” ? A resposta do Sifu Edmarcio Rodrigues é sempre a mesma : “há vários lutadores que fazem parte do ‘curriculum’ do Jeet Kune Do e Kali, não somente Boxe, Muay Thai, Wrestling ou Brazilian Jiu-Jitsu, mais o que empregamos em Jeet Kune Do e algumas estratégias de ‘destruição’ do Kali são altamente efetivos”.

Nessa Matéria, Chris Weidman fala sobre sua trajetória no Jeet Kune Do e Kali, o método Filipino de ‘destruição’ que usou quando rompeu a perna de Anderson Silva.
Já adepto do Jeet Kune Do, Weidman acrescentou as artes marciais filipinas à sua prática com vistas a revanche diante do brasileiro no UFC 168.


“Não é argumento, é fato que Jeet Kune Do sempre estará a frente do seu tempo”, Dan Inosanto sempre afirma isso. “Bruce Lee está a frente de seu tempo em mais de um século nas artes marciais, isso é constatado por lutadores renomeados e experientes e pelo mundo todo”.
(Sifu Edmarcio Rodrigues).


[ N.E.: Republicamos abaixo uma entrevista que já foi veiculada na mídia especializada dos EUA ].


1) Qual é a origem do apelido ‘destruição’ ?

Chris Weidman : A origem, eu te direi como foi para mim. Eu era praticante de Jeet Kune Do ( JKD ), sob a linhagem de Dan Inosanto, que estudava tecnicamente com Bruce Lee. E acho que Bruce, ou pelo menos Dan, incorporou muitas artes marciais filipinas.

Eles têm um conceito nas artes marciais filipinas que vem da luta com facas, que é chamada de “defanging the snake”. Se você pode ‘destruir’ a cobra, obviamente a cobra não pode te machucar. Há uma coisa chamada ‘destruições’, eu não inventei. Eu estou apenas falando a você do jeito que eu aprendi. Eu acho que Paul Vunak na época era o cara que realmente estava lançando isso. Isso foi nos anos 80. Da cintura para cima, qualquer coisa que vem na parte alta, meu cotovelo rebate, e qualquer coisa que vem da cintura para baixo, o meu joelho rebate.

Quando o joelho está em uma posição flexível, ele pode suportar muita dor. Então, mas o conceito é se um cara estiver socando você, você pode parar o soco ou escorregar o soco. Essa é uma manobra defensiva. Com o termo ‘destruições’, ele adota uma postura defensiva e a torna uma postura ofensiva. Quando um cara está chegando para socar, você agora olha para isso como um alvo, não como sair do caminho.

Qualquer um que tenha lutado, qualquer um que tenha feito kickboxing, quantas vezes você pode chutar o cara no cotovelo com o seu peito do pé, você está fora da luta. Você quebra seu pé. Não é algo que é um mistério, mas também não é algo que existe por aí.

Não importa quão grande seja o seu punho, você nunca baterá no meu cotovelo.

Quando você quebra a perna de um cara a qualquer momento, esse não é o objetivo. É só para fazê-los pensar duas vezes antes de chutar você. É realmente sobre isso. Não é como se você pudesse enxergar isso como um mistério. Mesmo no nível básico do boxe tailandês ( Muay Thai ), você quer pegar a parte mais alta da sua canela na parte mais baixa da canela do cara que está te chutando.

A desvantagem de fazer a ‘destruição’ é que você precisa do atributo de boa precisão e consciência porque, em vez de bloquear com toda a sua canela, agora você tem que dar um tapinha no joelho e apontá-la na canela do cara. Isso não é fácil de fazer.

2) Há uma sugestão de alguns que esta técnica em particular é “antidesportiva”, mas antes de chegarmos a essa alegação, particularmente, você acredita que as maneiras de atacar nas artes marciais mistas ( MMA ) são predominantemente influenciadas pela cultura que vem do Muay Thai ?

Chris Weidman : Bem, eu definitivamente não acho que é antidesportivo. Ouça, o negócio do MMA é um negócio ruim. Pois ou você está levando cotoveladas ou está usando o seu cotovelo para esmagar o rosto de um cara. Eu não sei, isso é esportivo ou “antidesportivo” ?

Você quer que alguém use o cotovelo para esmagar a sua cara ? Não, acho que não, mas esse é o momento em que estamos nesse esporte.

3 ) Qual seria a alternativa ? Chutar as pernas do adversário ?

Chris Weidman : O que eu estou tentando explicar é que você veio para essa posição e ensinou essa técnica porque não era uma coisa ‘alienígena’  que vocês inventaram. Tem uma história nas artes marciais filipinas.

As pessoas estão sugerindo que era “antidesportivo”, mas esse é uma cobrança feita apenas da perspectiva do Muay Thai. No entanto, o que estou ouvindo de você é que há uma perspectiva mais ampla aqui. A técnica tem um ‘background’, um fundo de artes marciais, e não um simples conceito que apenas  os fãs de MMA e os praticantes de Muay Thai estejam familiarizados.

*Texto escrito pelo Sifu Edmarcio Rodrigues | Postado por Oriosvaldo Costa em 23/1/2019

[ * ] O Sifu Sifu Edmarcio Rodrigues é Full Instructor em Contemporary Jeet Kune Do e Kali. Mataas Na Guru em Artes Filipinas Kali. Instrutor Military Edged Weapons. Instrutor Rápid Assault Tatics ( policiais, militares e seguranças). Faixa preta 1° Dan de Luta livre e Submission.
_

Foto : Chris Weidman na coletiva após a vitória sobre Anderson Silva no UFC 168. A luta foi interrompida devido à uma injúria na perna do brasileiro aos 1:16 do segundo round, causada pelas estratégias de ‘destruição’ do Kali . ( Cortesia : Evelyn Rodrigues | globo.com  ).


Nenhum comentário:

Postar um comentário