segunda-feira, 19 de junho de 2017

Bruce Lee é um dos ‘pais’ do MMA?



Finalmente o filme  ‘Birth Of The Dragon’ irá fazer sua estréia nos cinemas dos EUA,em 25 de agosto desse ano. Em Setembro passado, o longa já havia sido exibido no Toronto International Film Festival, no Canadá. Trata-se de mais uma cinebiografia da lenda do cinema de artes marciais, Bruce Lee, magistralmente interpretado por ator chinês Philip Ng.
Coproduzida entre China, Canadá e EUA, a cinebiografia vai retratar o lendário duelo de Bruce Lee com o mestre de Kung Fu Wong Jack Man, ocorrido em 1964 no estado norte-americano da Califórnia. Yu Xia, também chinês, ficará com o papel de Jack Man. O embate aconteceu devido a uma comunidade marcial chinesa nos Estados Unidos não aprovar o fato de que Bruce estaria ensinando os ‘segredos’ do Kung Fu aos não-chineses. No filme, o duelo é mostrado como uma espécie de “No Holds Barred” ( não há regras ), termo pelo qual os norte-americanos se referiam ao MMA nos seus primórdios.
Como acontece com quase todos os filmes, a história narrada em ‘Birth Of The Dragon’ mistura fatos reais com uma boa dose de ficção, já que depois do confronto, Bruce Lee e Wong Jack Man formam parceria para derrubar a máfia chinesa na Chinatown de San Francisco – fato que não ocorreu na vida real.
Nesse ínterim, gostaríamos de salientar que a película reacende a discussão em torno de Bruce Lee ser considerado como um dos “pais” do MMA. Pois a luta em questão também teria sido o estopim para que Lee modificasse completamente seu método e seu treinamento, o que viria a ser mais tarde o embrionário de sua técnica chamada Jeet Kune Do.
Para desenvolver o seu Jeet Kune Do Bruce Lee utilizou como base diversas artes marciais entre elas o Boxe, Kung Fu estilo Wing Chun, Judo, Jiu-jitsu, Savate,  entre outros estilos e  já defendia que o melhor estilo é uma mistura dos estilos ou abreviando MMA (Mixed Martial Arts ou Artes Marciais Mistas), sendo por isso considerado como um dos pioneiros do “Cross Training” ( o treinamento para o MMA ), por ninguém menos do que Dana White, o presidente do UFC. “Não há discussão: Bruce Lee é o pai do MMA”, declarou o cartola, em nota. Inclusive, Dana costuma ir à coletivas de imprensa do UFC trajando uma camiseta cuja estampa é : “Jun Fan Gung Fu”. Lee Jun Fan é o nome em chinês ( de batismo ) de Bruce Lee.
Shannon Lee, a filha do lendário ator e lutador, ficou a cargo do projeto do filme, por meio de sua produtora Bruce Lee Entertainment. Foi ela quem produziu o longa com Lawrence Grey (‘Última Viagem a Vegas’) e Janet Yang (‘O Povo Contra Larry Flint’). Shannon também comenta sobre seu Pai e o MMA.
“Eu sempre faço uma distinção entre o JKD e o MMA. Não vejo como a mesma coisa. Mas quando se fala na filosofia do meu pai, percebe-se a noção de se ter um lutador completo, capaz de se defender ou atacar em qualquer situação. O UFC não é uma luta de rua e acho que também mostra muito daquela filosofia de o lutador ter de ser completo”, afirmou Shannon, agradecendo aos donos da maior franquia desse esporte na atualidade pela homenagem ao seu genitor, considerado pelos mesmos  como um dos  “pais” do MMA.
Sobre o filme ‘Birth Of The Dragon’ Shannon encerra : “Houve alguns projetos envolvendo o meu pai, mas eles não tiveram um entendimento completo de sua filosofia e arte”, disse Shannon. “Eles não capturaram a essência de suas crenças em artes marciais ou suas histórias. A única maneira de fazer o público entender a profundidade e a singularidade do meu pai é gerar nosso próprio material e encontrar parceiros incríveis e mentes parecidas para se trabalhar”, concluiu.
_
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa
Foto acima : ‘Birth Of The Dragon’ reacende a polêmica : Bruce Lee é um dos “pais” do MMA ?
Abaixo : Sobre o filme ‘Birth Of The Dragon’, Shannon encerra: “Houve alguns projetos envolvendo o meu pai, mas eles não tiveram um entendimento completo de sua filosofia e arte”, disse Shannon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário