sexta-feira, 26 de maio de 2017

Pancrase 287: Brasileiros disputam cinturões da organização neste final de semana no Japão



Segundo evento de MMA mais antigo e contínuo do mundo, o Pancrase – que iniciou suas promoções de shows de lutas ainda em 1993 e meses antes do primeiro UFC – está sendo considerado por alguns especialistas como a maior promoção do Japão na atualidade.

No próximo dia 28 de Maio, um Domingo,  será realizado o Pancrase  287 que terá lugar no Difer Ariake, em Tóquio.

Esse “card” irá nos presentear com duelos ´blockbuster´, incluíndo a disputa de dois grandes títulos.

Uma  das lutas mais aguardadas desta edição será entre Hatsu Hioki ( 29-9-2 ) e Hiroshige "Hanzo" Tanaka ( 11-4-0 ) na categoria peso pena.
Hatsu Hioki é um veterano do UFC que assinou com o Pancrase no ano passado. Desde então, ele derrotou Kyosuke Yokoyama e Yojiro Uchimura  depois de ser liberado da organização de Dana White. Hioki promete que está indo para a sua terceira vitória consecutiva no Pancrase. Ele também já foi campeão do Sengoku.

Já Tanaka fez sua estréia no MMA profissional em 2006 no evento ZST ( pronuncia-se Zest )   que é uma promoção realizada sob as regras do antigo Rings de Akira Maeda, mas após duas participações na franquia do  ZST Tanaka  migrou para o Shooto onde permaneceu até 2013. Em 2014 ele assinou com o One Championship onde perdeu para Herbert Burns por decisão unânime.
Então, mais de um ano depois, Tanaka lutou com Eric Kelly perdendo por decisão unânime novamente.
Depois de ser liberado do One, Tanaka retornou ao Shooto onde lutou Kazumasa Majima, mas apenas para perder outra vez por decisão unânime.
Até que ano passado Tanaka assinou com o Pancrase e após bater Uchimura em dezembro terá uma oportunidade para lutar com Hioki.

O show trará ainda algumas lutas particularmente interessantes para nós brasileiros pela inclusão de atletas tupiniquins na disputa de títulos.

Uma destas lutas irá por frente à frente  a guerreira  Kinberly Novaes (9-2) e a representante nipônica Syuri Kondo (4-0) na disputa de um dos primeiros títulos  do Pancrase na divisão feminina ( cinturão peso palha ).

A brasileira de 26 anos tem uma formação de Muay Thai, mas está vindo de uma derrota para Rena Kubota no Shoot Boxing de novembro passado.

No evento principal desse Pancrase 287 teremos Shintaro Ishiwatari (21-6-4) enfrentando o veterano brasileiro Rafael Silva (28-5) na disputa do título dos galos do Pancrase. 

Estamos na torcida pelos nossos compatriotas, pois o título de campeão do Pancrase é muito importante para sedimentar a carreira de um lutador de MMA.

Agora iremos traçar uma breve ´linha do tempo´ da citada franquia com o intuito de fazer o leitor compreender a importância dessa promoção de lutas da terra do sol nascente.

Estrelas do porte dos irmãos Ken e Frank Shamrock, Guy Mezger, Yoshiki Takahashi, Maurice Smith, Yuki Kondo e Bass Rutten, entre outros, foram alguns dos lutadores revelados pela franquia desde o seu inicio.

Nessa época, em 1993, o Pancrase adotava regras um pouco diferentes das vistas no MMA atual.

Cotoveladas na cabeça e chutar o adversário quando ele estivesse caído no chão eram técnicas  proibidas.

Também era proibido socar o rosto do oponente com os punhos fechados quando se estivesse montado, mas era permitido faze-lo no tronco para mostrar superioridade técnica e de posicionamento e obter vantagens na contagem de pontos se a luta fosse parar na decisão dos juízes.

Chutar a cabeça do adversário com ambos em pé era permitido , assim como socos de todos os tipos abaixo do pescoço,  no rosto só era permitido bater de mão aberta.

Não existia limite de tempo para a luta no chão, mas se um adversário segurasse nas cordas, a luta voltava em pé e se esse recurso fosse utilizado mais de uma vez, o lutador ganharia uma falta, sendo esse critério usado para desempate em lutas que fossem parar na decisão dos juízes.

Eram lutas bem técnicas e os lutadores originários do Pancrase vieram à se destacar em eventos de MMA posteriormente, sendo que quando estes começaram à ser produzidos no Japão o Pancrase já era uma febre por lá.

Posteriormente, o Pancrase passou à seguir as regras profissionais unificadas de MMA, ou seja, permitindo socos no rosto e demais regras, usando luvas e instituindo as novas divisões de peso. Até mesmo o tradicional ringue de cordas foi substituído por um Cage.

Contudo, foi desde maio de 2012 quando o Pancrase foi comprado por Masakazu Sakai da Smash Co Ltd, que a franquia adotou uma postura de marketing mais agressiva.

Em setembro de 2013, foi criado um novo torneio composto por duas classes de peso de oito lutadores chamado "Pancrase World Slam"  e em maio de 2014, o Pancrase finalmente adotou a jaula de combate no formato Decagon.

Até a presente data que escrevo este artigo ( Maio de 2017 ), o Pancrase já promoveu 326 eventos ( 286 da série mais edições especiais ), a maioria dos seus shows foram realizados no Japão ( mais três na Austrália, dois na Coreia do Sul, Um na Inglaterra, e um no Hawaii, EUA ) e presidiu cerca de 3.532  lutas. 

Se o seu interesse pelos eventos do Pancrase aumentou após ler esse resumo dos 24 anos de história da organização saiba que não faltarão oportunidades para acompanhar os futuros shows da franquia, uma vez que já foram agendados os próximos 17 eventos.

Por agora confira abaixo o card do Pancrase 287 que será realizado dia 28 de maio.
( card sujeito à alterações ) :

( NOTA .: O evento pioneiro, mais antigo e contínuo do mundo – portanto ainda em atividade – é o Shooto, que teve inicio em 1985, nessa era moderna do MMA ).

_

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa 

Foto acima : Pôster de divulgação do Pancrase 287- Ishiwatari vs Silva

Abaixo :  Logo do Pancrase, segundo evento de MMA mais antigo do mundo e ainda em atividade.

Pancrase 287: Ishiwatari vs Silva

PANCRASE  287 
28 de Maio de  2017
Differ Ariake, Tokyo, Japan

Card Principal:
Cinturão Peso Galo: Shintaro Ishiwatari vs Rafael “Morcego” Silva
Cinturão Peso Palha: Syuri Kondo vs Kinberly Novaes
Peso Pena: Hatsu Hioki vs Hiroshige Tanaka
Peso Palha: Ayaka Miura vs Thaiane Souza
Peso Mosca: Yuya Wakamatsu vs Takahiro Furumaki
Peso Galo: Kenta Sakuma vs Hidekazu Fukushima
Peso Palha: Takuya Eizumi vs Teppei Maeyama
Peso Leve: Eiji Ishikawa vs Kenichiro Togashi





Nenhum comentário:

Postar um comentário