sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Artigo : como surgiu a WME-IMG, conglomerado dos novos donos do UFC



A grande maioria dos leitores já sabe que o UFC foi recentemente vendido por US$ 4 bilhões. Contudo, poucos aqui no Brasil conseguem traçar um perfil mais detalhado da WME-IMG, agência que representa o braço norte-americano do conglomerado formado pelos novos donos do evento.
Para ajudar o amante do MMA nessa missão, resolvemos buscar as raízes da empresa e para isso voltamos no tempo ao final do Século 19, quando o imigrante alemão Zelman Moses, que depois mudou o seu nome para Willian Morris, encontrou o sucesso como um agente de reserva nos atos de vaudeville.
A lista dos artistas representados por sua agência se confunde com a história do entretenimento dos Estados Unidos. Charlie Chaplin, George Burns, Will Rogers, os irmãos Marx, Mae West e Elvis Presley eram todos clientes da Willian Morris Agency.
Já no inicio deste Século 21, a Willian Morris Agency passou à se chamar Willian Morris Endeavor e ao juntar-se à proeminente agência esportiva International Management Group tornou-se WME-IMG. Na ocasião já representava atores, atletas e músicos, logicamente, mas passou à aumentar ainda mais o seu leque de opções, que já incluía ( também ) o concurso Miss Universo, que foi comprado do ex-cliente e atual presidente eleito dos EUA Donald Trump.
Nesse período a agência já negociava ofertas de televisão para o futebol Europeu e ligas de críquete indiano, além de contar com conexões na WWE ( Pro Wrestling ) e NFL ( futebol americano ), passando então à vislumbrar novas possibilidades de crescimento ao ter o domínio de um determinado segmento esportivo.
Após o sucesso de alguns de seus clientes em grandes produções cinematográficas de Hollywood, a WME-IMG comprou ( já em 2015 ) a Professional Bull Rinding Ing., conhecida no Brasil como PBR, e marca “ top de linha ” dos rodeios ( esporte profissional de montaria em touros ).
Em 2016 foi a vez da WME-IMG comprar o UFC e desde então a história é conhecida.
A experiência e história de sucesso da WME-IMG nos mostra que o grupo não veio para brincar e o mesmo poderá impulsionar o UFC ao “ mainstream ”.
O co-CEO da WME-IMG Ari Emanuel ( irmão do prefeito de Chicago, Rahm Emanuel ) já anunciou que o UFC Fight Pass passará por mudanças em breve, com mais conteúdo voltado ao mundo fora das lutas, com os lutadores da franquia protagonizando outros programas de entretenimento, tais como “ talk shows ” e mesmo filmes, tornando-se famosos – também – em outros tipos de atividades fora do octógono.
Por falar em famosos, uma vez que alguns destes são amantes do MMA de longa data e enquanto clientes da WME-IMG tiveram a oportunidade de adquirir uma pequena participação acionária no UFC, se tornaram os mais novos investidores da franquia.
Gente do porte de Abel Tesfaye, Adam Levine, Anthony Kiedis, Ben Affleck, Calvin Harris, Cam Newton, Conan O’Brien, Flea, Guy Fieri, Jimmy Kimmel, Li Na, LL COOL J, Maria Sharapova, Mark Wahlberg, Michael Bay, Rob Dyrdek, Robert Kraft, ( as irmãs ) Serena e Venus Willians, Tyler Perry, Trey Parker, Tom Brady ( marido de Gisele Bündchen ) e até mesmo Sylvester Stallone.
Espera-se que, com a adesão de tantas celebridades , as últimas resistências e preconceitos com relação ao MMA “ caiam por terra ”.
N.E.: Na foto que ilustra este artigo, Ari Emanuel, co-CEO da WME-IMG aparece ao lado do astro do cinema, Jet Li ( de boné ).

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