terça-feira, 16 de maio de 2023

O duelo “Weili Zhang X Yan Xiaonan” marcará um momento ‘histórico’ para o MMA asiático


Considerada a nação mais populosa do mundo, a China deverá contar com 1,4257 bilhões de habitantes até meados de 2023, de acordo com as recentes estimativas divulgadas pela ‘ONU’.
Os chineses têm grande interesse em atividades esportivas e as modalidades mais populares por lá são o tênis de mesa, badminton, basquetebol, voleibol, futebol e, claro, as artes marciais.

Não existe nenhum outro país no mundo que tenha tantos lutadores quanto a China. São 65 milhões de praticantes ( 5% da população de 1.3 bilhões de habitantes ). O Kung Fu é para os chineses assim como o futebol é para os brasileiros.
O MMA é outra modalidade que está se desenvolvendo bastante na China e, assim como a maioria dos esportes praticados no país na atualidade, também é considerado um negócio.

Classificado pelos próprios chineses como a “propriedade esportiva internacional de mais rápido crescimento”, o ‘Ultimate Fighting Championship’ não poderia ficar de fora deste importante mercado, pois, presumivelmente, também almeja a sua “fatia do bolo”.

Não é de hoje que a China é uma “peça” importante para os negócios do ‘UFC’. O ‘Performance Institute’ foi inaugurado ainda em julho de 2018, em Xangai, centro do comércio e da cultura na China.
Além de produzir “conteúdo” para os fãs chineses de MMA, o ‘Performance Institute’ fez de Xangai uma espécie de “novo polo” dos esportes naquele país asiático e ainda aproximou o ‘UFC’ do Comitê Olímpico Chinês, mas ainda há mais por vir.

O ‘Ultimate’ está prestes à promover a sua primeira luta pelo título “China X China”, algo pelo qual os outros esportes “matariam por isso”, mas que por enquanto, só podem sonhar.
O “trunfo” do ‘UFC’ são duas lutadoras chinesas que deverão disputar o cinturão de campeã da categoria de peso palha.

Weili Zhang ( 23-3 MMA, 7-2 ‘UFC’ ) conquistou o cinturão de campeã no “UFC Shenzhen”, em agosto de 2019, e a sua ascensão está contribuindo para a popularização do MMA entre as ‘massas online’ da China. 
Para se ter uma ideia, ainda em 2020, ela foi nomeada a melhor atleta na lista de celebridades da conceituada publicação ‘Forbes’ na China, que incluía alguns dos maiores atores e músicos da China, Hong Kong e Taiwan.

[ NOTA .: A lista anual da ‘Forbes’ classifica as celebridades por influência e não por ganhos ].

Desde então, a comunidade ‘online’ de Zhang se expandiu para mais de 1,2 milhões de seguidores em casa ( no ‘Weibo’ ) e impressionantes 500.000 no exterior ( no ‘Instagram’ ), à medida que a atleta aproveita sua crescente fama internacional.

A atual campeã do peso palha feminino não luta desde novembro passado, quando venceu Carla “Cookie Monster” Esparza ( 19-7 MMA, 10-5 ‘UFC’ ) por ‘finalização’ no ‘UFC 281’, realizado em New York, EUA, e não há notícias de que ela tenha uma luta marcada.

Já a sua compatriota Yan Xiaonan ( 17-3 MMA, 8-2 ‘UFC’ ) venceu a brasileira Jéssica “Bate-Estaca” Andrade ( 24-11 MMA, 15-9 ‘UFC’ ) com um “nocaute técnico” no primeiro ‘round’ durante o ‘UFC 288’ no início deste mês, em Newark, New Jersey, EUA. 
Com a vitória, ela “subiu” para o terceiro lugar no ‘ranking’ e conquistou uma chance de disputar o título.

Yan Xiaonan disse ao jornalista Ariel Helwani, ( do “The MMA Hour” ), no início deste mês, que espera que a sua luta com Weili Zhang se concretize até o final deste ano.

Nós não tivemos a oportunidade de ouvir a opinião de Weili Zhang sobre a possibilidade de uma luta contra a sua compatriota. Mas, logo após o ‘UFC 281’, a atual campeã já havia manifestado o desejo de defender o seu cinturão na China. Naquela ocasião, ela pediu ao ‘Ultimate’ para fazer um grande evento em seu país.

Dana White já está ansioso para fazer acontecer essa luta que promete “quebrar a internet” na China. Até porquê, o ‘UFC’ já superou 5,6 milhões de seguidores no ‘Douyin’ ( também conhecido como “TikTok” nos países do Ocidente ).
Lembrando que esta plataforma - o ‘Douyin’ ( ou “TikTok” ) - é o “lar” de uma comunidade ‘online’ que chega a cerca de 400 milhões.

Caso o duelo “Weili Zhang X Yan Xiaonan” realmente se concretize, este marcará um momento ‘histórico’ para o MMA asiático, com duas lutadoras chinesas “disputando o ouro” pela primeira vez dentro do octógono mais famoso do mundo.

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 16/05/2023
_
Legenda : A luta “Weili Zhang X Yan Xiaonan” poderá ser disputa em um próximo ‘UFC’ na China.
Foto : ( Cortesia | Créditos : © Ed Mulholland / © Aaron Meullion / © Jessica Alcheh / © USA TODAY Sports | © Sports Illustrated | © Zuffa LLC | Reprodução / © YouTube | © Endeavor Group Holdings Inc. | © WME - IMG | © UFC | @ufc_brasil | © Reprodução / © Instagram | @ufc | Reprodução / © Twitter | Divulgação ).

*NOTA : TODAS AS MATÉRIAS DO AUTOR SÃO DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE - DIVULGAÇÃO GRATUITA - INFORMAÇÃO ESPORTIVA*

Nenhum comentário:

Postar um comentário