Na sexta-feira, 26 de maio de 2023, o “REN TV Fights” sediou o “REN TV Fight Club!”, também chamado de ‘REN TV Superfight Series’, no Dynamo Volleyball Arena, em Moscou, capital da Rússia.
Todas as lutas foram inspiradas no formato de regras do MMA, mas não tinham tal “status”. A transmissão ‘ao vivo’ teve inícios às 23h00 ( horário local ).
No ‘main event’ ( e portanto “evento principal” ) da ‘programação’ vimos um envelhecido e aparentemente cada vez menor Alexander Emelianenko adentrar ao ‘cage’ para encarar o “youtuber” e ‘blogueiro’ Evgeny Ershov, de 24 anos.
O peso pesado de 41 anos é irmão do lendário Fedor Emelianenko e busca reestabelecer a sua carreira nas artes marciais mistas. A escolha do seu oponente não nos pareceu estranha, uma vez que a participação de personalidades das mídias sociais como Ershov em esportes de combate tornou-se uma ocorrência regular nos últimos anos.
A ‘celebridade da internet’ conquistou um “nocaute técnico” ao encurralar o adversário na ‘grade’ ainda no primeiro ‘round’, quando o árbitro interrompeu e parecia sinalizar o fim da luta.
Mas, estranhamente, o jovem ‘digital influencer’ indicou que gostaria que a luta continuasse. Isso permitiu que Alexander se recuperasse e a luta foi reiniciada - aparentemente - sem nenhum argumento do árbitro.
Na sequência, Ershov levou o combate para o chão, mas permitiu que o veterano do ‘Pride FC’ e do ‘M-1 Global’ encaixasse uma ‘finalização’ ( “chave kimura” ) aos 20 segundos do segundo ‘round’ para garantir o seu triunfo no ‘show’.
Contudo, o curioso “stop-and-start” fez alguns fãs suspeitarem que a luta teria sido “armada” ( ou seja, ‘combinada’, uma “marmelada” ), o que a organização negou de imediato.
-“A luta teve um ‘status de exibição’, mas não havia um resultado ‘pré-determinado’. Então não foi ‘fake’. O ‘formato esportivo’ ( ou “tempo” ) da luta foi alterado para três ‘rounds’ de dois minutos cada, tornando-se assim uma ‘luta de exibição’, porque não existe esse ‘formato’ ( ou “tempo” ) nas regras oficiais.”-disse Vladimir Khryunov, promotor russo e organizador do evento.
O “youtuber” e ‘blogueiro’ Evgeny Ershov também negou que a sua luta com o ‘popular’ peso pesado russo tenha sido de “natureza contratual”.
Emelianenko, que não venceu suas duas últimas lutas de MMA, também perdeu seus dois últimos duelos de boxe : para Viacheslav Datsik, por ‘nocaute’, passados apenas 13 segundos de luta, em setembro de 2022 e para outro blogueiro, Svyatoslav Kovalenko, em dezembro passado. Esta última foi uma luta de boxe com ‘regras personalizadas’ onde ele “foi mais longe”.
Empolgado após encerrar a longa seqüência de derrotas, Alexander anunciou em entrevista após a luta que estava pronto para lutar novamente com Evgeny Ershov, especificando que agora gostaria de lutar com ele de acordo com as regras do boxe, mas com luvas de MMA.
Desde que retomou a sua carreira, o veterano tem tentando sua sorte em desafios no boxe “de celebridades” e em lutas de MMA com ‘regras personalizadas’ ( ou seja, diferentes daquelas “ditadas” pelas comissões atléticas estaduais dos EUA ).
Do jeito que está, Emelianenko mantêm um ‘recorde’ profissional de MMA de 28-9-1. Por sua vez, Evgeny Ershov está com 4-2-0 em seu “cartel”. Lembrando que em 2022, ele lutou cinco vezes em uma mistura de lutas amadoras e profissionais.
Já no ‘co-main event’ ( e portanto “evento co-principal” ) do ‘show’, outra “estrela” do MMA russo, Alexey Oleinik ( 60-17-1 ), de 45 anos, acabou não sendo páreo para o britânico Oli Thompson ( 21-16-0 ) e acabou sofrendo um “nocaute” brutal na reta final do primeiro ‘round’, o que forçou o árbitro à encerrar o confronto.
Com o resultado Oli Thompson “elevou” o seu ‘recorde’ para 22-16-0, enquanto Alexey Oleinik “caiu” para 60-18-1 em MMA.
Em outro lugar do ‘card’, o irmão mais jovem de Alexander, Ivan Emelianenko, finalmente fez a sua estreia no MMA, já aos 35 anos de idade. Esta luta também foi realizada sob ‘regras especiais’.
Mesmo assim, os fãs adoraram as habilidades de Ivan. Ele até ‘marcou’ um “knockdown”, depois de ‘desferir’ um “cruzado” no campeão russo de Judô, Alexei Ledenev. Ivan acabou vencendo por ‘decisão unânime’.
Para seu crédito, a vitória de Ivan pareceu muito mais convincente do que a do seu irmão, que assim mesmo foi ‘classificado’ como a “estrela” da noite.
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 29/05/2023
_
Legenda : O irmão de Fedor Emelianenko venceu diante da sua torcida em Moscou.
Foto : ( Cortesia | Créditos : © Al Zullino / @phre | © VK | © REN TV | © Vladimir Khryunov | © Acervo Pessoal Alexander Emelianenko | @ alexander.emelianenko_official | Reprodução / © Instagram | @phre | Reprodução / © Twitter | Divulgação ).
*NOTA : TODAS AS MATÉRIAS DO AUTOR SÃO DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE - DIVULGAÇÃO GRATUITA - INFORMAÇÃO ESPORTIVA*
Nenhum comentário:
Postar um comentário