Começando o ano em grande estilo, o “Shooto 2023 : rodada de abertura”, também chamado de ‘Shooto 2023 volume 1’ ou ainda “Shooto 0115” deu início àquela que pode ser considerada a ‘série principal’ de torneios do “Shooto profissional” no mundo. O evento teve lugar no Korakuen Hall, templo sagrado das artes marciais mistas, em Tóquio, no Japão, em 15 de janeiro de 2023 ( domingo ).
O momento mais aguardado da ‘programação’ - ao menos para nós, brasileiros - foi o ‘co-main event’ ( e portanto “evento co-principal” ), que trouxe o atleta da equipe Evolução Thai, de Curitiba-PR, Loibe de Oliveira Neto, de volta após a sua vitória no primeiro evento de boxe ‘sem luvas’ do Brasil ( o ‘BKF Brasil 1’ ). Loibe Neto, que lutava pela 1ª vez no Japão, teve o seu companheiro de equipe Luis Gustavo, atleta do “Rizin FF”, como o seu “cornerman”, auxiliando-o durante todo o ‘match’.
Iniciado o 1° ‘round’, Loibe Neto pressionou o seu adversário, Kenji Kato, com joelhadas e acertando um ‘direto’. Kato resistiu e devolveu com “golpes” de esquerda. Mas, o ‘volume’ dos “golpes” de Loibe foi grande e, embora o seu ímpeto tenha diminuído gradualmente, ele ‘encurralou’ Kato com uma combinação de socos e joelhadas no final deste primeiro ‘período’.
Já no segundo ‘round’, Loibe continuou atacando e acertou Kato com socos e chutes altos. Os movimentos do brasileiro eram bruscos e foi difícil ‘finalizá-lo’, mas Kato também teve os seus bons momentos durante a luta. A definição do confronto aconteceu quando Loibe derrubou o japonês e já no chão começou à golpeá-lo com socos do ‘ground and pound’, forçando o árbitro à parar a luta aos 4 min. e 37s quando Kato estava na defensiva.
Com o resultado Loibe “ampliou” o seu ‘recorde’ de MMA para 6-3. Enquanto isso, Kato “desceu” para 14-10.
Já o ‘main event’ ( e portanto “evento principal” ) desta “rodada de abertura do Shooto” ( ou ‘Shooto 0115’ ) trouxe o bom duelo entre os japoneses Derricott “Kento” Yamamoto, que está entre os melhores classificados no ‘ranking’ do ‘Shooto’ e Takuya Yamamoto, que também ganhou títulos em outras organizações de MMA.
Takuya - veterano do “Rizin FF”, ‘Grachan’, “Gladiator” e do próprio ‘Shooto’ - iniciou o primeiro ‘round’ com chutes baixos e alguns “ganchos” de direita e esquerda. E embora “Kento” - atleta que lutou quase exclusivamente no ‘Shooto’ ao longo da sua carreira de MMA - tenha sido derrubado, ele “sobreviveu” ao ‘jogo’ de chão e voltou em pé para a ‘trocação’ com o seu adversário até o término do ‘período inicial’.
No segundo ‘round’, “Kento” tentou “dar a volta por cima” e acertou Takuya com uma joelhada. Mas, na sequência, este último decidiu contra-atacar com um ‘gancho’ de esquerda. “Kento” caiu para trás e foi “amparado” pela “tela” do ‘cage’. Foi então que o árbitro decidiu que já tinha visto o suficiente e encerrou a luta.
Assim sendo, Takuya ampliou o seu ‘registro’ para 8-2-1 enquanto “Kento” Yamamoto “caiu” para 11-101.
Confira os resultados do “Shooto 0115” que incluem :
Shooto 0115
15 de Janeiro de 2023
Korakuen Hall
Tóquio, Japão
Takuya Yamamoto venceu Derricott “Kento” Yamamoto por ‘nocaute’ / “nocaute técnico” ( com ‘socos’ : ‘gancho’ de esquerda seguido de ‘soco’ no chão ) aos 0:27 do segundo ‘round’
Loibe de Oliveira Neto venceu Kenji Kato por ‘KO’ / “TKO” ( com socos do ‘ground and pound’ ) aos 4:37 do segundo ‘round’
Shoji Saito venceu Yasuyuki Nojiri por ‘nocaute’ / “nocaute técnico” ( com soco ‘direto’ de direita ) aos 4:23 do primeiro ‘round’
Ayaka Watanabe venceu Mina Kurobe por ‘KO’ / “TKO” ( com socos do ‘ground and pound’ ) aos 2:29 do segundo ‘round’
Nobuhiro Katayama venceu Kodai Sudo por ‘decisão unânime’ após dois ‘rounds’
Yuji Yannick Ephoeviga venceu Rin Tanaka por ‘nocaute’ / “nocaute técnico” ( com ‘socos’ ) aos 1:20 do primeiro ‘round’
Ryuya Iwamoto venceu Asuka Tsubaki por ‘KO’ / “TKO” ( com ‘socos’ ) aos 1:52 do primeiro ‘round’
Kento Azumi venceu Genta Fukami por “decisão unânime” após dois ‘rounds’
Fukie Watanabe venceu Sakura Tenten por “nocaute técnico” ( com ‘socos’ ) aos 3:35 do primeiro ‘round’
Tesshin Isobe venceu Yoshitomo Inoue por ‘finalização’ via “estrangulamento” ( “triângulo” ) aos 4:57 do segundo ‘round’
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 18/01/2023
_
Legenda : O brasileiro Loibe Neto venceu a sua 1ª luta de MMA no Japão.
Foto : ( Cortesia | Créditos : © Kokubo Matsunao | © Gong Martial Arts | ©ゴング格闘技 | © Japan Content Management Co., Ltd. | © AbemaTV | © Sustain | © Professional Shooto Japan | ©Japan Shooto Association | © shooto-mma.com | @xshooto | Reprodução / © Twitter | Divulgação ).
*NOTA : TODAS AS MATÉRIAS DO AUTOR SÃO DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE - DIVULGAÇÃO GRATUITA - INFORMAÇÃO ESPORTIVA*
Nenhum comentário:
Postar um comentário