quarta-feira, 8 de abril de 2020

Entrevista exclusiva com Daniel Lucena, um dos maiores promotores esportivos do Brasil



Hoje vamos ter um bate papo com essa fera das artes marciais que além de lutador profissional e professor de lutas é também o organizador do Campeonato Brasileiro e Internacional de Artes Marciais, um dos torneios mais tradicionais à nível de América Latina, realizado na cidade de Santa Isabel, no interior do estado de São Paulo.

Mestre Daniel Lucena é um atleta versátil, tendo iniciado a sua vivência nas artes marciais com o Kung Fu e dando prosseguimento com o Sanda ( Boxe Chinês ). Posteriormente iniciou a prática do Kickboxing e do Jiu-Jítsu.
O atleta venceu inúmeros campeonatos de Kung Fu, Full Contact, Light Contact e Jiu-Jítsu.

Atualmente ele ostenta as graduações de 7º thuen em Kung Fu, 6º dan em Kickboxing e 5º grau em Jiu-Jítsu, além de ser especialista em Massoterapia.

Como dirigente esportivo, Daniel Lucena é dirigente honorário da Associação Shaolin Internacional de Artes Marciais ( ASIAM ) e Vice-Presidente da União Internacional de Artes Marciais da América ( UIAMA ).

A UIAMA é reconhecida em vários países pelas principais federações de artes marciais e possui filados em 15 países. O propósito da entidade é unir vários estilos de artes marciais em uma só organização, realizando seminários e campeonatos nacionais e internacionais, a partir do reconhecimento de atletas, professores e mestres.

Confira a entrevista exclusiva à seguir :

1) Mestre, o que levou você à ter as artes marciais como seu segmento primário de vida ? O senhor já teve alguma outra experiência profissional fora do âmbito esportivo ?

Daniel Lucena : Desde os 6 anos de idade através do incentivo do meu irmão mais velho - Luiz Vieira de Lucena, o Duda - que era pugilista, ou seja, um ‘boxeur’ e lutou em diversos torneios e quando chegava em casa colocava as luvas de boxe dele em mim junto com os meus outros irmãos.
E por outro motivo, este de saúde, uma vez que eu tinha “bronquite”.
Sim, tive experiência na política como Secretário de Esportes e Lazer de Santa Isabel-SP, que é a minha cidade. Pois é muito gratificante poder atuar e pode ajudar na área que você sabe ( artes marciais ) e acaba aprendendo mais junto com outras modalidades esportivas.

2) As artes Marciais sempre estiveram presente em sua vida ? Nos conte como surgiu a ideia de organizar campeonatos com diferentes estilos de artes marciais e esportes de contato ?

Daniel Lucena : Sempre. Desde criança eu via filmes de lutas na TV e certa vez falei ( ainda na minha infância ) que um dia iria reunir diversas modalidades e mestres juntos em um campeonato e assim eu fiz em 1989, em uma discoteca, com a participação de 5 academias naquele que foi o meu primeiro campeonato marcial.

3) Com o atual sucesso dos campeonatos de MMA e artes marciais você imaginava que os seus eventos se tornariam tradicionais e torneios de estreia e passagem para atletas que hoje são grandes nomes do esporte ?

Daniel Lucena : Eu, particularmente, nunca imaginei que o nosso campeonato se destacaria tanto como se destaca hoje em dia. Mas vemos que o trabalho com um propósito de unir outras modalidades em um só evento ficou no gosto dos grandes mestres e hoje nosso torneio mais antigo já tem 30 anos de existência, graças à Deus.

4) Em quais países a sua associação tem representantes atualmente ?

Daniel Lucena : Nosso CT Shaolin hoje está presente em vários estados do Brasil e em vários países pelo mundo que já estão agregados à nossa equipe. São estes : Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Equador, Chile, Espanha, Japão, China e Inglaterra.

5) Sabemos da sua versatilidade como atleta. Quais são os seus principais títulos e disputas ?

Daniel Lucena : Os meus títulos vou falar alguns.
Campeão Brasileiro de Full Contact ( o nocaute mais rápido do Brasil nessa modalidade : 10 segundos ).
Campeão Mundial de Kickboxing e Jiu-Jítsu pela UIAMA.
Campeão Mundial de Jiu-Jítsu em 2007 pela CBJJE.
Campeão Pan-Americano de Jiu-Jítsu ( categoria sénior ) pela CBJJE.
Vice-Campeão Brasileiro de Jiu-Jítsu pela CBJJ.
Campeão Brasileiro de Sanda Profissional pela CBKFS.
Campeão Europeu de lutas ( Sanda ) e formas no País de Basco.
Vice-Campeão Brasileiro de Contato Total Português pela CCTP.
Além de outros títulos ....

6) Você se encontra com algum novo projeto atualmente ? Conte-nos.

Daniel Lucena : Nosso novo projeto é fazer com que cresçamos mais com várias federações e confederações, que se siga com melhorias aos atletas, onde possamos nos unir para que tenhamos também aulas de artes marciais dentro das escolas mostrando e ensinando a filosofia e a disciplina dessas modalidades.

7) Qual a mensagem que você deixa para os praticantes de artes marciais e esportes de contato em geral ?

Daniel Lucena : A mensagem que eu deixo é para que corram atrás e realizem os seus sonhos, pois só assim poderão falar que prosseguiram com os seus objetivos. Ou então poderão falar que ainda não conseguiram, mas que também ainda não desistiram dos seus objetivos. Plantem a bondade e colherão os seus frutos.
Abraços à todos da equipe do CT Shaolin, desde o aluno iniciante até o aluno mais graduado.
Abraços à minha família por estar sempre ao meu lado. Sem esquecer das entidades que hoje fazem um trabalho em parceria conosco.

*Entrevista concedida ao colaborador Oriosvaldo Costa em 08/04/2020 | Connection Japan
_
Foto : Mestre Daniel Lucena, lutador e um dos maiores promotores de eventos esportivos no Brasil, construiu sua carreira em Santa Isabel-SP e em vários países pelo mundo. ( Créditos | Cortesia : Acervo pessoal Daniel Lucena | Divulgação ).


Nenhum comentário:

Postar um comentário