terça-feira, 24 de março de 2020
R.I.P Branko Cikatić, primeiro campeão mundial do K-1
A lenda do K-1 Branko Cikatić faleceu na madrugada da segunda-feira ( 23 de março ), em Solin, na Croácia. Soubemos disso através das notícias publicadas nas mídias sociais e sites especializados. Ele tinha 65 anos e havia sido diagnosticado com mal de Parkinson. Sua saúde estava debilitada desde 2018, quando sofreu uma embolia pulmonar. Depois, passou a lidar com vários outros problemas de saúde e se locomovia apenas com a ajuda de um andador.
Em setembro de 2018, o Dojo Chakuriki Japan ( filial do famoso ginásio de kickboxing, com sede em Amsterdã, na Holanda ) anunciou que havia começado a arrecadar fundos para cobrir os custos do seu tratamento. Branko era muito famoso no Japão.
Cikatić nasceu em 3 de outubro de 1954 na Croácia. Ele praticou kickboxing no Chakuriki Gym na Holanda e trabalhou como ‘Kickboxer’ principalmente nos países do continente europeu.
Cikatić se tornou o primeiro campeão da história do K-1, principal torneio de ‘trocação’ ( lutas em pé ) do mundo das décadas de 90 e 2000. O atleta da categoria peso-pesado teve que vencer na mesma noite os lutadores Changpuek Kiatsongrit ( Tailândia ), Masaaki Satake ( Japão ) e Ernesto Hoost ( Hoalnda ) para conquistar o título em 30 de abril de 1993, data da edição inaugural do K-1. Aquela também era a primeira visita do “The Croatian Tiger” ao Japão.
,
Branko também participou do primeiro torneio do “PRIDE” realizado no Tokyo Dome, em 11 de outubro de 1997, quando lutou com Ralph White sob as regras do ‘Pancrase’. A luta terminou em ‘No Contest’, ou seja, sem resultado ( Cikatić chutou White enquanto ele estava no chão ).
Em março de 1998, a luta principal do “PRIDE.2” foi Mark Kerr Vs Branko Cikatić. Lutando sob as regras do MMA, Branko foi novamente desqualificado depois de violar as regras e segurar as cordas do ringue quando Kerr tentou uma queda. O croata ainda acertou vários cotoveladas ilegais no norte-americano.
Em sua luta seguinte no “PRIDE.7” Cikatić perdeu por finalização para o também ‘Kickboxer’ Maurice Smith, que preferiu lutar no chão.
O currículo de Branko Cikatić no Kikcboxing é composto por 87 vitórias ( 82 nocautes ), 9 derrotas, 1 empate.
Um pouco antes do final de sua carreira esportiva, Cikatić tentou atuar, interpretando um vilão no filme ‘Arranha - céu’ de 1997, estrelado por Anna Nicole Smith.
Depois de se aposentar como lutador, ele administrou uma empresa de segurança em seu país natal, a Croácia.
Entre seus alunos podemos destacar o também lendário Mirko Cro Cop.
Em abril de 2017, Cikatić veio ao Japão com alguns de seus alunos que lutaram no Pancrase e, em novembro do mesmo ano, trouxe seu discípulo Antonio Pratibat para lutar no novo K-1.
Pratibat se tornou o primeiro campeão dos pesos pesados do novo K-1, para felicidade de Cikatić que sempre se alegrou com as conquistas dos seus estudantes.
Sua família, amigos e entes queridos estão extremamente tristes, bem como toda a comunidade das artes marciais e esportes de contato.
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 24/03/2020
_
Foto : Morreu na madrugada de segunda-feira Branko Cikatić, vencedor do primeiro K-1. O lutador também competiu no “PRIDE”. ( Cortesia | Créditos : ( C ) K-1 Group | ( C ) M- 1 Mídia Esportiva | Gong kakutogi ).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário