sexta-feira, 27 de março de 2020
Temporadas de Baseball e Futebol no Japão poderão ser reiniciadas no final de abril
Na semana em que as Olimpíadas de Tóquio foram oficialmente adiadas - para acontecer, no mais tardar, no verão de 2021 - médicos especialistas sugeriram a possibilidade das principais temporadas de Baseball e Futebol do Japão serem retomadas já no final do próximo mês.
O Nippon Professional Baseball Organization e a J.League receberam conselhos de especialistas médicos durante a quarta reunião do painel conjunto formado para avaliar os impactos da pandemia de coranavírus.
Mitsuo Kaku, professor de controle e prevenção de infecções da Universidade Médica e Farmacêutica de Tohoku, disse que as autoridades esportivas devem estipular, à princípio, uma data para o final de abril.
-“Há um mês até o recomeço dos jogos, então eu gostaria que eles se preparem o máximo possível, enquanto observam a situação”.-disse Kaku.
Por isso que ambas as ligas - que tinham como objetivo um retorno das suas temporadas no início de abril - agora terão que adiar um pouco mais.
As partidas estão suspensas desde o final de fevereiro, em meio à ameaça do vírus causador da pneumonia.
O comissário do Nippon Professional Baseball, Atsushi Saito, disse que a revisão do cronograma será positivo. O NPB deverá iniciar a sua temporada em 24 de abril.
O Nippon Professional Baseball ( NPB ) foi fundado em 1950 e é a liga esportiva mais popular no país.
Já o presidente da J-League, Mitsuru Murai, afirmou que as partidas da primeira divisão serão retomadas no dia 9 de maio.
Os jogos da segunda divisão serão retomados em 2 de maio, enquanto a terceira divisão, que ainda não havia começado, deverá ter início em 25 de abril. São 56 clubes ( nas três divisões ).
Os dirigentes disseram que as datas foram adiadas, pois estavam tomando providências e adquirindo equipamentos suficientes e necessários para as medidas de segurança, como dispositivos de medição de temperatura.
Ainda como parte das medidas adicionais para impedir a disseminação do coronavírus, a liga adotará uma política de manter partidas com meia capacidade do público ou menos, a fim de evitar aglomerações nos locais.
Outras ligas esportivas importantes no Japão também tem sido afetadas, como a Japan Rugby Top League, que cancelou o restante da temporada 2019-2020.
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 27/03/2020
_
Foto : O Baseball é o esporte mais popular e assistido no Japão. A NPB também é muito respeitada fora do país. ( Cortesia | Créditos ( C ) Nippon Professional Baseball ( NPB ) | Pinterest | Getty Images ).
quarta-feira, 25 de março de 2020
Novidades nos próximos eventos de MMA do Japão e da Coreia do Sul
Aos poucos, as promoções de MMA vem sendo reiniciadas no Japão.
A relativamente nova promoção japonesa WARDOG CAGE FIGHT ( existe desde 2014 e é propriedade de Akihiro Nagai ) realizará mais três eventos nesse ano de 2020, em 26 de abril ( domingo ), 26 de julho ( domingo ) e 25 de outubro ( domingo ), todos na cidade de Osaka.
Após ter realizado uma edição no mês de janeiro em parceria com o GRACHAN ( WARDOG CAGE FIGHT24 x GRACHAN43 ), a franquia fechou com um novo patrocinador.
-“Continuaremos trabalhando duro para estabelecer novos caminhos no setor dos esportes de combate com o MARION APPAREL, que se tornou nosso primeiro patrocinador principal.”-comentou Yuki Kakihara, representante do WARDOG.
Outras promoções também deverão realizar seus próximos shows num ‘raio de meses’.
O Professional Shooto Japan promoverá o Shooto 0329 já no dia 29 de março, no Korakuen Hall, em Tóquio.
O Pancrase 313 e o Pancrase 314 serão realizados no Shinkiba Studio Coast, no dia 12 de abril, enquanto o Pancrase 315 será realizado no dia 31 de maio, no mesmo local.
O ‘Deep Jewels 29’ e o “Deep 95 Impact” também promoverão um ‘card’ duplo em 6 de maio, também no Korakuen Hall.
Já o HEAT ( sediado em Nagoya, Aichi ), também promoverá um torneio no mês de maio. A data será anunciada brevemente.
Uma série de medidas de precaução serão tomadas pelos promotores devido a pandemia do novo coronavírus ( Sars-Cov-2 ), o vírus responsável pela doença Covid-19.
Entre estas, a verificação da temperatura do corpo na entrada do local do evento, a instalação de desinfetantes em vários locais do ginásio, a distribuição gratuita de água mineral e copos para gargarejo, bem como álcool para desinfecção das mãos.
Além disso, haverá uma diminuição dos assentos colocados à venda para possibilitar um distanciamento relativamente segura entre o público presente.
O público ainda será instruído a inserir seu nome, endereço e informações de contato no momento da entrada e preparar-se para eventuais emergências no decorrer do evento.
Lembrando que o Japão e a Coréia do Sul já adotam protocolos de vigilância social, pois além de possuírem menor população possuem tecnologia para isso, coisa que a maioria de outros países pelo mundo não dispõe. Por isso que estes últimos tem que por em prática os protocolos de isolamento social, o que - ainda - não é o caso na terra do Sol Nascente.
Por falar em Coréia do Sul, o Road FC ( um dos mais tradicionais shows de MMA daquele país ) anunciou o adiamento do seu torneio programado para 18 de abril. Os promotores decidiram remarcar o show para o mês de junho, por recomendação do governo. Além disso, a franquia já adquiriu novos patrocinadores para seus próximos eventos.
Outras promoções como o TOP FC e o DOUBLE G também já remarcaram os seus próximos shows.
A boa notícia é que o mundo do MMA na Coréia do Sul deverá ser reiniciado já no mês de maio, semelhante à tendência mundial.
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 25/03/2020
_
Foto acima : Yuki Kakihara, representante do WARDOG anunciou mais três eventos para esse ano. A promoção é propriedade de Akihiro Nagai. ( Cortesia | Créditos ( C ) WARDOG | MMA Planet ).
Abaixo : O ‘flyer’ do WARDOG CAGE FIGHT. ( Cortesia | Créditos ( C ) WARDOG | Tapology ).
terça-feira, 24 de março de 2020
R.I.P Branko Cikatić, primeiro campeão mundial do K-1
A lenda do K-1 Branko Cikatić faleceu na madrugada da segunda-feira ( 23 de março ), em Solin, na Croácia. Soubemos disso através das notícias publicadas nas mídias sociais e sites especializados. Ele tinha 65 anos e havia sido diagnosticado com mal de Parkinson. Sua saúde estava debilitada desde 2018, quando sofreu uma embolia pulmonar. Depois, passou a lidar com vários outros problemas de saúde e se locomovia apenas com a ajuda de um andador.
Em setembro de 2018, o Dojo Chakuriki Japan ( filial do famoso ginásio de kickboxing, com sede em Amsterdã, na Holanda ) anunciou que havia começado a arrecadar fundos para cobrir os custos do seu tratamento. Branko era muito famoso no Japão.
Cikatić nasceu em 3 de outubro de 1954 na Croácia. Ele praticou kickboxing no Chakuriki Gym na Holanda e trabalhou como ‘Kickboxer’ principalmente nos países do continente europeu.
Cikatić se tornou o primeiro campeão da história do K-1, principal torneio de ‘trocação’ ( lutas em pé ) do mundo das décadas de 90 e 2000. O atleta da categoria peso-pesado teve que vencer na mesma noite os lutadores Changpuek Kiatsongrit ( Tailândia ), Masaaki Satake ( Japão ) e Ernesto Hoost ( Hoalnda ) para conquistar o título em 30 de abril de 1993, data da edição inaugural do K-1. Aquela também era a primeira visita do “The Croatian Tiger” ao Japão.
,
Branko também participou do primeiro torneio do “PRIDE” realizado no Tokyo Dome, em 11 de outubro de 1997, quando lutou com Ralph White sob as regras do ‘Pancrase’. A luta terminou em ‘No Contest’, ou seja, sem resultado ( Cikatić chutou White enquanto ele estava no chão ).
Em março de 1998, a luta principal do “PRIDE.2” foi Mark Kerr Vs Branko Cikatić. Lutando sob as regras do MMA, Branko foi novamente desqualificado depois de violar as regras e segurar as cordas do ringue quando Kerr tentou uma queda. O croata ainda acertou vários cotoveladas ilegais no norte-americano.
Em sua luta seguinte no “PRIDE.7” Cikatić perdeu por finalização para o também ‘Kickboxer’ Maurice Smith, que preferiu lutar no chão.
O currículo de Branko Cikatić no Kikcboxing é composto por 87 vitórias ( 82 nocautes ), 9 derrotas, 1 empate.
Um pouco antes do final de sua carreira esportiva, Cikatić tentou atuar, interpretando um vilão no filme ‘Arranha - céu’ de 1997, estrelado por Anna Nicole Smith.
Depois de se aposentar como lutador, ele administrou uma empresa de segurança em seu país natal, a Croácia.
Entre seus alunos podemos destacar o também lendário Mirko Cro Cop.
Em abril de 2017, Cikatić veio ao Japão com alguns de seus alunos que lutaram no Pancrase e, em novembro do mesmo ano, trouxe seu discípulo Antonio Pratibat para lutar no novo K-1.
Pratibat se tornou o primeiro campeão dos pesos pesados do novo K-1, para felicidade de Cikatić que sempre se alegrou com as conquistas dos seus estudantes.
Sua família, amigos e entes queridos estão extremamente tristes, bem como toda a comunidade das artes marciais e esportes de contato.
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 24/03/2020
_
Foto : Morreu na madrugada de segunda-feira Branko Cikatić, vencedor do primeiro K-1. O lutador também competiu no “PRIDE”. ( Cortesia | Créditos : ( C ) K-1 Group | ( C ) M- 1 Mídia Esportiva | Gong kakutogi ).
segunda-feira, 23 de março de 2020
[ K-1 ] Japoneses ensinam como promover um evento de lutas com público em tempos de pandemia
No domingo, 22 de março, o K-1 Group retornou a Tóquio, no Japão com o seu K’Festa.3, também chamado de “K-1 WORLD GP 2020 JAPAN-K’FESTA.3”. O evento foi um sucesso e contou com um público de 9.000 pessoas.
Embora vários eventos tenham sido adiados ou até mesmo cancelados devido à disseminação do novo coronavírus, os organizadores deram toda atenção à realização de um evento em um grande local que é a Saitama Super Arena.
Antes do início do torneio, o produtor do K-1 Takumi Nakamura participou de uma conferência de imprensa que contou com a cobertura de emissoras comerciais, incluindo a NHK, além da mídia especializada em artes marciais.
Nakamura explicou que estava tomando as medidas máximas de precaução para organizar um torneio com público em tempos de pandemia.
Entre essas medidas constavam a distribuição de máscaras e a realização de termografia ( para verificar a temperatura do corpo ) na entrada do local, a instalação de desinfetantes em vários locais do ginásio e a distribuição de água mineral gratuitamente, juntamente com copos para gargarejo, bem como álcool para desinfecção.
No corredor, havia um umidificador - com água e ácido de hipoclorito - que foi convertida em névoa e usada para desinfetar o espaço.
Já a instalação com estandes de vendas foi feita fora do ginásio, para evitar aglomeração no local das lutas, assim como as outras medidas que foram anunciadas e explicadas detalhadamente no site da promoção.
O público ainda foi instruído a inserir seu nome, endereço e informações de contato no momento da entrada e preparar-se para eventuais emergências.
Houve uma diminuição de assentos desta vez, para permitir um distanciamento seguro entre as pessoas presentes.
Só então, após os organizadores tomarem o máximo possível de medidas preventivas, é que o show teve início.
Quanto às lutas em si, estas apresentaram os notáveis Yoshiki Takei, KANA e Masaaki Noiri, todos no ‘card’ principal. Também houve um torneio eliminatório na categoria de 70 kg.
No ‘main event’ ( evento principal ) da programação, o campeão mundial do K-1, Takeru,substituiu Petchdam Petchkiatpetch.
Confira abaixo os resultados do “K’Festa.3” que incluem :
K-1 World GP 2020 : K’Festa 3
22 de março de 2020
Saitama Super Arena
Tóquio, Japão
Minoru Kimura venceu Hiromi Wajima por TKO. Round 1 - final do torneio de 70 kg
Takeru venceu Petchdam Petchkiatpetch por nocaute. Round 2, 0:49
Sina Karimian venceu Ryo Aitaka por decisão unânime ( 28-27 × 3 )
Yoshiki Takei venceu Dansiam Ayothaya Fight Gym por decisão unânime ( 30-29 × 3 )
KANA venceu Gloria Peritore por nocaute. Round 1, 2:42
Taio Asahisa venceu AKenta Hayashi por decisão unânime ( 29-26, 29-26, 30-26 )
Rukiya Anpo venceu Fukashi por decisão unânime ( 30-27, 29-28, 29-28 )
Hiromi Wajima venceu Yasuhiro Kido por decisão unânime ( 30-27, 29-28, 30-28 ) - semifinal do torneio de 70 kg
Minoru Kimura venceu Eder Lopes por nocaute. Round 1, 1:02 - semifinal do torneio de 70 kg
Masaaki Noiri venceu David Mejia por decisão unânime ( 30-28, 30-29, 30-28 )
Leona Pettas venceu Yuta Murakoshi por nocaute. Round 3, 2:33
Musashi Kumura venceu Akihiro Kaneko por decisão majoritária ( 30-29, 30-28, 30-30 )
Jawsuayai Sor.Dechaphan venceu Kaito Ozawa por TKO. Round 3:
Yuta Kubo venceu Jordann Pikeur por decisão unânime ( 30-29 × 3 )
Hideaki Yamazaki venceu Hikaru Terashima por nocaute. Round 2, 2:59
Yutaka venceu Satoru Nariai por decisão unânime ( 29-25, 30-25, 30-25 )
Hiromi Wajima venceu Avatar Tor.Morsi por nocaute. Round 3, 0:40 - quartas de final do torneio de 70 kg
Yasuhiro Kido venceu Milan Pales por nocaute. Round 2, 1:54 - quartas de final do torneio de 70 kg
Eder Lopes venceu Katsuya Jinbo por nocaute. Round 2, 0:49 - quartas de final do torneio de 70 kg
Kimura Minoru venceu Kaito por nocaute. Round 1, 2:10 - quartas de final do torneio de 70 kg
Daisuke Fujimura venceu Kotetsu por decisão unânime ( 30-29, 30-28, 30-27 ) - Reserve Bout
Shinya Uemura x Seiya Tanigawa terminou em empate maioritário ( 28-28, 29-28, 28-28 )
Riamu venceu Ryuto por decisão unânime ( 30-28, 30-28, 30-29 )
Hikaru Hasumi venceu Hisaki Higashimoto por nocaute. Round 3, 2:53
Rira venceu Kyoken Jin por nocaute. Round 1, 1:57
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 23/03/2020
_
Foto acima : O evento foi um sucesso e contou com um público de 9.000 pessoas. ( Cortesia | Créditos : ( C ) K-1 Group | ( C ) M- 1 Mídia Esportiva ).
Abaixo : Os organizadores tomaram o máximo possível de medidas preventivas e o evento foi coroado com grandes lutas. ( Cortesia | Créditos : ( C ) K-1 Group | ( C ) M- 1 Mídia Esportiva | Gonkaku ).
domingo, 22 de março de 2020
Adriano “The Rock” Balby poderá lutar boxe ‘sem luvas’ no Bare Knuckle FC
Maior promoção de boxe ‘sem luvas’ ou “Bare Knuckle Boxing” da atualidade, o Bare Knuckle Fighting Championship ( BKFC ) continua trabalhando duro para se adaptar à realidade atual.
Já existem “várias opções sobre a mesa” : grandes acordos de televisão, locais maiores, novas contratações de lutadores e muito mais.
O presidente David Feldman e sua equipe também estão desenvolvendo novos conteúdos que manterão os fãs entretidos à medida que a pandemia do novo coronavírus ( Sars-Cov-2 ), o vírus responsável pela doença Covid-19, se intensifica nos Estados Unidos.
E enquanto aguardam o retorno da normalidade, o Bare Knuckle FC continua contactando lutadores com vista à tê-los em seu ‘plantel’ para futuras lutas.
Um destes é o brasileiro Adriano “The Rock” Balby, que foi procurado pelo evento, devido ao seu histórico nas artes marciais mistas e ao seu poder de nocaute.
Para quem ainda não sabe, o manauara tem a experiência de já ter lutado em cinco categorias de peso diferentes ( 120, 110, 93, 84 e 77 Kgs ) e é Campeão internacional de MMA, com títulos conquistados em três continentes.
Adriano Balby acumula um ‘recorde’ de mais de 20 lutas no MMA, embora seu registro no site ‘Sherdog’ aponte apenas 16-03-0. Entre seus títulos conquistados recentemente está o de campeão dos meio-médios ( categoria até 77 kg ) do evento “REBEL FC” disputado na China.
Balby está em atividade nas competições de MMA desde 1998, quando as lutas eram disputadas praticamente sem regras, sem luvas e sem limite de peso, ou seja, ainda no formato do antigo ‘Vale Tudo’, por isso ele acredita que não terá dificuldades para se adaptar às regras do “Bare Knuckle Boxing” ou boxe ‘sem luvas’ e promete nocautear na sua estréia nesse evento que só cresce e para onde os lutadores brasileiros estão migrando.
Apesar do adiamento do BKFC 12 ( que estava originalmente programado para 11 de abril ) e do BKFC 13 ( marcado para o dia 16 de maio ), foi anunciado recentemente que o BKFC 11 ( que deveria ter sido realizado no dia 14 de março ), agora deverá ser promovido no 20 de junho.
Mesmo que a pandemia avance nos EUA e só comece à cair em julho, agosto ou “talvez até mais tarde”, o show ainda poderá ser remarcado mais uma vez.
O certo é que assim que a crise desapareça, a promoção voltará aos trilhos e o crescimento desse novo esporte de combate continuará.
Adriano Balby poderá lutar já nesse ‘card’ do BKFC 11.
Então ele se juntará à nomes como Gabriel “Napão” Gonzaga, Antonio “Bigfoot” Silva e Thiago “Pitbull” Alves, brasileiros que já fazem parte do ‘plantel’ de lutadores do BKFC, empresa que é sinônimo do esporte de boxe ‘sem luvas’ assim como o UFC é para o MMA no momento.
Outros nomes consagrados da franquia são o cubano Hector Lombard, que acumula participações nas maiores promoções de MMA do mundo, como o UFC, Bellator e PRIDE, entre outras, e o norte-americano Bobby Lashley, ex-Strikeforce e ex-Bellator, além de atual astro da WWE.
O lutador, que compete tanto no no MMA quanto no Pro Wrestling, já anunciou que deverá lutar no BKFC em 2021.
Assim sendo, só nos resta aguardar, pois o BKFC fará o seu retorno à indústria do esporte em um futuro relativamente próximo.
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 22/03/2020
_
Foto acima : O lutador Adriano Balby foi procurado pelo BKFC para lutar nos EUA. ( Créditos | Cortesia : Acervo pessoal Adriano Balby | Bare Knuckle Fighting Championship ).
Abaixo : O ‘flyer’ do BKFC 11, que deverá ser realizado no próximo dia 20 de junho. ( Créditos | Cortesia : Kevin Smith | Bare Knuckle Fighting Championship ).
quinta-feira, 19 de março de 2020
Pancrase promoverá três eventos de MMA no Japão nos meses de Abril e Maio
O Pancrase 315 está definido para o Shinkiba Studio Coast, em Tóquio, Japão, no dia 31 de maio. O ‘card’ contará com uma luta na categoria peso médio que colocará o sexto colocado no “ranking” da categoria Yuta Nakamura contra Masayuki Kikuiri, que retornará pela primeira vez em 10 meses.
Nakamura ( 22-23-3 ) é um faixa-preta de Jiu-Jítsu. Ele está vindo de uma sequência de cinco vitórias, incluíndo uma vitória por decisão sobre Ikkei Nagamura no Pancrase 310. Ele também conquistou cinco títulos consecutivos no GLADIATOR, Taiwan RFC, Korea NeoFight e no próprio Pancrase.
Kikuiri ( 4-1-1 ), por outro lado, conquistou quatro vitórias consecutivas contra Hiroe Uehara, Hiroshi Takahashi, Yutaka Kobayashi e Kusama MAX a partir de outubro de 2017, mas viu seu histórico profissional perfeito ser estragado em 2019, quando ele foi derrotado por Yusuke Kasuya no Pancrase 304 e depois empatou com Yasuaki Kishimoto no Pancrase 307.
Mas antes do Pancrase 315, teremos mais dois outros shows do Pancrase.
O Pancrase 313 e o Pancrase 314 estão programados para ocorrer - também - no Shinkiba Studio Coast, no dia 12 de abril. O primeiro foi adiado devido a preocupações com a pandemia do novo coronavírus ( Sars-Cov-2 ), o vírus responsável pela doença Covid-19, mas com a retomada dos torneios, os promotores decidiram juntar os dois ‘cards’.
O Pancrase 313 será “encabeçado” por uma disputa pelo título interino leve entre Genpei Hayashi e Tatsuya Saika. O ‘card’ também contará com uma luta entre os veteranos Issei Tamura e Suguru Nii.
Já o Pancrase 314 anunciou uma luta entre Mitsuhisa Sunabe e Adam Antolin, válida pelo “título provisório” do peso palha. Enquanto isso, Yusuke Kasuya enfrenta Hiroto Uesako em uma luta na categoria dos leves.
Pancrase 315
31 de maio de 2020
Shinkiba Studio Coast
Tóquio, Japão
Yuta Nakamura x Masayuki Kikuiri ( Peso Médio )
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 19/03/2020
_
Foto : Yuta Nakamura e Masayuki Kikuiri lutarão na categoria peso médio durante o Pancrase 315, no dia 31 de maio. ( Cortesia | Créditos : (C) Pancrase | Divulgação ).
quarta-feira, 18 de março de 2020
Atitude pioneira do WLC deveria ser seguida por outras promoções de lutas pelo mundo
A medida que a pandemia do novo coronavírus ( Sars-Cov-2 ), o vírus responsável pela doença Covid-19, se espalha para mais e mais países, incluindo os Estados Unidos, praticamente todas as principais ligas esportivas adiaram seus próximos jogos e partidas, incluindo a NBA, MLB, NHL, PGA Tour, NCAA’s March Madness, XFL e MLS, entre outras.
Como diz o ditado : “O que acontece nos Estados Unidos tem reflexo no mundo inteiro” e na sequência, o mundo das artes marciais mistas seguiu o exemplo, com dezenas de promoções de MMA adiando os seus eventos devido ao vírus.
Ainda houve o pronunciamento recente do presidente dos EUA Donald Trump desaconselhando eventos que tivessem mais de 10 pessoas reunidas em um espaço fechado, assim sendo, ficou impossível para as organizações esportivas manter os eventos planejados. Agora, o exemplo, está sendo seguido em alguns países pelo mundo, ao menos aparentemente.
Antes disso, porém, um movimento que passou despercebido foi a decisão do World Lethwei Championship de adiar o WLC : ‘Khmer Kingdom’ há três semanas, que inicialmente seria o primeiro evento internacional da promoção e quando o pensamento do mundo esportivo ainda era de realizar os seus eventos ‘à portas fechadas’. A promoção foi questionada pela atitude, na época.
Embora Mianmar não tivesse casos confirmados na ocasião, os organizadores do WLC decidiram que a coisa mais prudente a ser feita, especialmente com equipes e lutadores internacionais, seria adiar o que foi um dos eventos de artes marciais mais esperados este ano.
Ao falar com os repórteres para anunciar o cancelamento, o presidente do WLC, Zay Thiha, explicou como chegou à difícil decisão.
-“Somos socialmente responsáveis por nossas ações e cautela e segurança devem ser a prioridade número um. Embora seja difícil, é a decisão certa.”-explicou ele.
Antes impopular entre os fãs de Lethwei, agora a decisão tomada provou ser uma medida inteligente.
O Lethwei é considerada uma das artes marciais mais brutais do mundo. A modalidade faz uso de quedas, punhos, cotovelos, joelhos, pés e, até mesmo, de cabeçadas, uma arma importante no arsenal de um lutador de Lethwei. Esta é a razão pela qual também é conhecida como “A Arte dos 9 Membros”.
Já a promoção WLC revolucionou a milenar arte marcial birmanesa do Lethwei, com inovações em seus eventos para mostrá-la ao mundo, que combinam as tradições históricas do Lethwei com entretenimento ‘ao vivo’, efeitos pirotécnicos, entradas de lutadores, música e dançarinas.
O WLC já produziu eventos em todo Mianmar, com shows sendo realizados em cidades como Hpa-an, Yangon, Naypitaw e Mandalay. A franquia tinha planos grandiosos para esse ano de 2020 e que incluíam uma expansão global, como a promoção de eventos em países como Tailândia, Camboja, Japão e até mesmo, EUA.
É imperativo manter sua confiança em tempos difíceis, mas os promotores de eventos de lutas terão que esperar um pouco mais para que retornem às suas atividades.
Na segunda-feira, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump voltou à se manifestar e disse que o número de casos de Covid-19 no país deve começar à cair em julho, agosto ou “talvez até mais tarde”.
Já no Brasil, o Governo de São Paulo avalia que o surto de coronavírus deve durar “de quatro a cinco meses”. No entanto, as medidas restritivas adotadas pela administração estadual, como a suspensão das aulas e a restrição de eventos, não devem ser aplicadas durante todo este período.
-“Nós entendemos que essa epidemia e essa onda vai durar de 4 a 5 meses, o que não quer dizer que as medidas restritivas necessariamente durarão tal tempo. A decisão será feita por um grupo de pesquisadores e cientistas extremamente experientes, juntamente com secretário de estado e governador.”-disse David Uip, Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo.
Se faz necessário lembrar que, o esporte de artes marciais mistas ainda é um negócio, mas é muito mais do que isso.
O esporte pode ser um grande unificador, onde a tensão e o conflito de raça, religião, política e outros assuntos atuais podem ser esquecidos, permitindo que os atletas se reúnam pelo amor comum ao esporte. No entanto, em tempos de crise, as organizações esportivas também têm uma responsabilidade e os lutadores estão cada vez mais mencionando as suas esperanças de evitar a infecção e permanecer em segurança.
Lembrando que o distanciamento social e a lavagem das mãos serão bons para todos a longo prazo.
Como bem disse Max Holloway, ex-campeão dos pesos-penas do UFC :
-“Quanto mais rápido pudermos diminuir a propagação, mais rápido voltaremos a nossa vida normal.”-comentou Max, em um ‘post’ no seu Instagram.
É oportuno seguir a recomendação da Organização Mundial da Saúde ( OMS ) e evitar aglomerações enquanto aguardamos o retorno da normalidade, pois o esporte é uma representação das esperanças e sonhos de milhões e milhões de fãs em todo o mundo e se todos fizerem a sua parte, então o show poderá continuar.
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 18/03/2020
_
Foto : A atitude do WLC traz a sensibilidade das precauções contra o coronavírus. ( Cortesia | Créditos : World Lethwei Championship | Divulgação ).
segunda-feira, 16 de março de 2020
Luta do boxeador japonês Naoya Inoue em Las Vegas poderá ser adiada
Considerado ‘o melhor boxeador peso por peso’ da Ásia, Naoya Inoue estava inicialmente programado para lutar com John Riel Casimero, no dia 25 de abril, em Las Vegas, Nevada, EUA.
Naoya Inoue ( 19-0, 16 KO ) é um boxeador profissional japonês. Ele é campeão mundial em três categorias de pesos e atualmente é um campeão mundial unificado no peso galo, tendo detido os títulos da IBF, WBA e WBC.
Já o filipino John Riel Casimero ( 29-4, 20 KO ) detém o cinturão dos pesos galos da WBO.
O primeiro treinou em seu país natal, o Japão, enquanto o último está atualmente em Miami.
A luta estava agendada para o Mandalay Bay Resort and Casino.
Contudo, a MGM Resorts - dona do local - anunciou recentemente em um comunicado que fechará as suas propriedades em Las Vegas a partir de terça-feira, 17 de março, para o bem dos seus funcionários, convidados e da comunidade.
A medida se justifica devido a pandemia do novo coronavírus ( Sars-Cov-2 ), o vírus responsável pela doença Covid-19, que se intensificou nos Estados Unidos na semana passada.
Jim Murren, Presidente e CEO da MGM Resorts, prometeu reabrir na primeira oportunidade.
-“Planejaremos reabrir nossos resorts assim que for seguro e continuaremos apoiando nossos funcionários, convidados e a comunidade de todas as maneiras possíveis durante esse período de fechamento”.-disse ele.
O duelo entre entre Inoue e Casimero prometia ser “a maior luta da história recente entre dois boxeadores asiáticos”, segundo a Associação de Escritores de Boxe da América.
Embora a luta ainda não tenha sido oficialmente removida do calendário, é quase certo que será adiada.
A Comissão Atlética do Estado de Nevada ( NSAC, na sigla em inglês ), responsável pela regulamentação dos eventos de luta naquele estado norte-americano, realizou uma reunião extraordinária no último sábado e os comissários decidiram revogar todas as licenças concedidas para eventos programados entre 14 e 25 de março, efetivamente cancelando todos esses shows.
A próxima reunião da Comissão Atlética do Estado de Nevada está programada para 25 de março, e o diretor executivo Bob Bennett será o relator responsável por indicar a melhor estratégia a seguir a partir desta data.
Com tantas pessoas em isolamento no país, o público em potencial para os esportes de combate transmitidos “ao vivo” em plataformas ‘on-line’ aumentou consideravelmente.
Mas as restrições às reuniões públicas e às viagens internacionais estão dificultando a organização dos ‘cards’ em alguns países.
Até mesmo o todo poderoso UFC-Ultimate Fighting Championship, já se vê ameaçado.
A perspectiva é que os eventos de lutas abertos ao público em geral, nos EUA e no Canadá, retornem gradativamente no final do mês de Junho ou início de Julho.
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 16/03/2020
_
Foto : Naoya Inoue e John Riel Casimero serão os protagonistas da “maior luta entre dois boxeadores asiáticos da história recente”. ( Cortesia | Créditos : Top Rank | Divulgação ).
sexta-feira, 13 de março de 2020
Próximo evento de Kickboxing “RISE 139” é confirmado para 29 de abril em Tóquio, Japão
O RISE - que significa ( R ) Real, ( I ) Impacto, ( S ) Sports, ( E ) Entertainment - é uma empresa de lutas do Sr. Takashi Ito, com sede em Tóquio, capital do Japão. Não confundir com o “RIZIN”, promovido por Nobuyuki Sakakibara.
O RISE já promoveu mais de 130 shows no Japão e 2 na Coréia do Sul. Desde o seu início, o RISE foi o principal concorrente do K-1, colocando os atletas japoneses no topo das lutas de “trocação”, termo usado para designar as ‘lutas em pé’.
Após ser anunciado para o dia 11 de março, o “RISE 139” foi adiado devido à propagação do novo coronavírus no Japão.
Agora, o evento que também é chamado de ‘Rise World Series 2020 1st Round’ será realizado no dia 29 de abril de 2020 ( quarta-feira / feriado ) no Korakuen Hall, em Tóquio.
Também foi adicionado ao ‘card’ do “RISE 139” uma luta entre Manazo Kobayashi, uma nova campeã mundial do peso mosca feminino do WPMF e primeira campeã de classe feminina do Muaythai Open e YAYA Willa Sacrek, campeã do J-GIRLS, na categoria de peso super mosca ( Super Flyweight ).
Kobayashi fez sua estreia profissional em fevereiro de 2015 e permaneceu invicta por 13 lutas antes de perder para Iliana Valentino em uma luta de boxe em julho de 2018.
Ela participou ativamente da promoção ‘KNOCK OUT’, como destaque da divisão feminina e, em dezembro de 2018, venceu um confronto nacional com Saya Ito. Em abril de 2019, ela venceu sua revanche com Iliana no ‘KNOCK OUT’, conseguindo sua vingança.
No entanto, Kobayashi foi desclassificada do torneio “RISE QUEEN” no RISE em julho passado, por não bater o peso para lutar na categoria mini mosca ( mini-flyweight ).
No seu retorno à promoção, em novembro, ela desafiou Tananchanok, campeã mundial do peso mosca da WPMF, e conquistou o título mundial.
Originalmente, Kobayashi poderia ter desempenhado um papel de liderança no torneio “RISE GIRLS POWER”, somente para garotas, que começou em novembro do ano passado. É esperado que nessa luta ela possa superar os erros do passado.
Kobayashi enviou uma mensagem aos fãs dizendo : -“Esta é uma batalha que será um ponto de virada em minha vida. A oponente é a campeã de outro grupo. Quero vencer desesperadamente.”-escreveu ela, em sua conta no Twitter.
Veja como está o ‘card’ do “RISE 139” até o momento :
RISE 139
29 de abril de 2020
Korakuen Hall
Tóquio, Japão
A.Boldbaatar X Stefan Korodi
Naoki X Jan Kaffa
Taiju Shiratori X N. Jitmuangnon
Chadd Collins X Kento Haraguchi
Cheng Liu X Brodie Stalder
Shiro Matsumoto X Mehrdad Sayadi
Fritz Aldin Biagtan X P. PK Saenchai Gym
Chann Khem X Masahiko Suzuki
Hideki Sasaki X Tomohiro Kitai
Rasta X Yuki Kyotani
T. Ferreira X Kan Nakamura
Yuya X Kensuke Yabunaka
Naoki Yamada X Atsuya
Rikiya X Asataro
Ryunosuke Omori X Keito Asahi
Manazo Kobayashi X YAYA Willa Sacrek
( *o ‘card’ é sujeito à alterações )
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 13/03/2020
_
Foto : A luta entre Manazo Kobayashi e YAYA foi adicionada ao ao ‘card’ do “RISE 139” que também é chamado de ‘Rise World Series 2020 1st Round’. ( Cortesia | Créditos : RISE | Divulgação ).
Assinar:
Postagens (Atom)