Ponta Grossa, no estado do Paraná é a 3ª cidade no Brasil à criar o dia municipal do MMA, uma vez que a data foi instituída no calendário oficial daquele município da região dos Campos Gerais.
Muito desse reconhecimento se deve ao trabalho desenvolvido por Paulo “ O Imperador ” Bueno, um dos maiores nomes do esporte no Brasil.
Paulão sempre se preocupou em promover competições para fortalecer o esporte MMA, modalidade em que os brasileiros construíram um nome tão respeitado internacionalmente.
Agora, com o intuito de promover a estréia profissional de seus filhos , Raniere “ Rex ” e Rickson “ The King ” Zenidim Bueno – também – no Muay Thai, Paulão estará retomando a promoção de um famoso evento de Boxe Tailandês.
Trata-se do BangKoc Zen, criado por ele em 2004.
Raniere e Rickson são os mais jovens atletas profissionais de MMA do mundo e agora estarão lutando na regra tailandesa, uma vez que o BangKoc Zen promove combates do legítimo Muay Thai. O evento permite o uso de cotoveladas e cada luta é distribuída em 5 rounds de 3 minutos.
Em sua edição de estréia, o BangKoc Zen também contou com a disputa de lutas de Vale Tudo, como o MMA era chamado à época, mas o evento ficou marcado mesmo pelo primeiro desafio oficial entre as cidades de Ponta Grossa e Curitiba.
Aqui abro parênteses para lembrar um dado curioso. Para que Curitiba tivesse algumas das melhores escolas de Muay Thai do Brasil, Rudimar Fedrigo ( líder da equipe Chute Boxe ) sempre se preocupou em promover competições com grande freqüência. Nos idos de 1993 chegou à promover um evento por semana no Thai Gym, um ginásio só para lutas que existia na capital do Paraná.
De volta à edição de estréia do BangKoc Zen, em 2004, o evento foi abrilhantado pelas grandes lutas proporcionadas naquele desafio entre as equipes Zenidim e Thai Boxe, esta última capitaneada pelo saudoso Osmar Dias.
Hoje nome consagrado no esporte, Saulo Cavalari ( campeão do Glory, maior evento de trocação do mundo ), foi um dos atletas que estreou no BangKoc Zen contra o duro Rodrigo “ Dragão ” Guelke.
O lutador ” Dilo ” da lendária Thai Boxe, também esteve naquele “ Card ”, além do próprio Paulão “ O Imperador ” Bueno, que também lutou contra um atleta curitibano, na época do BangKoc Zen, realizado na Magic Sound, em Ponta Grossa.
Maior nome do Muay Thai Pontagrossense, Paulão já lutou em alguns dos maiores eventos da modalidade em vários países e construiu um cartel com mais de 100 lutas de boxe tailandês ( além de um registro no Sherdog com 22-8-1 em lutas de MMA ).
O BangKoc Zen será realizado em Dezembro e em breve nós disponibilizaremos mais informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário