segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Kleber Tavares nocauteia André “Bebessauro” e conquista o cinturão dos pesados do ‘Shooto Brasil’


Criado por Satoru Sayama em 1985, o ‘Shooto’ é o mais antigo evento de MMA da era moderna ainda em atividade. A promoção é conhecida por organizar eventos desde a base amadora até o nível profissional. 
O ‘Shooto’ organiza a maioria dos seus eventos no Japão, embora também tenha organizado alguns torneios na China.

Além destes, o “estandarte” do dragão também já foi ‘alçado’ em países como Estados Unidos, Austrália, Alemanha, Finlândia, Holanda, Inglaterra e Noruega.

Os responsáveis pela franquia ainda permitem que promotores e organizações independentes em outros países pelo mundo promovam eventos locais sob o nome “Shooto”.

O ‘Shooto Brasil’, também chamado por alguns de “Shooto South América”, teve o seu primeiro evento realizado em nosso país no mês de maio de 2002. 
Até os dias de hoje, participar de um ‘card’ do ‘Shooto’, que é classificado como ‘o pai do MMA japonês’ e já foi considerado o “Pride dos leves”, é algo que agrega muito prestígio à carreira de qualquer lutador.

Dito isto, o “Shooto Brasil” realizou a sua 115ª edição na Upper Arena, no Rio de Janeiro, em 03 de fevereiro de 2023 ( sexta-feira ), e para “coroar” o primeiro ‘card’ desta nova temporada, colocou dois cinturões ‘em jogo’.

Vindo de vitórias em suas últimas lutas, os atletas Kleber Tavares e André “Bebessauro” Vieira conquistaram a oportunidade de disputar o título dos pesos pesados, que estava vago. Não por acaso, a luta foi o ‘main event’ ( e portanto “evento principal” ) do ‘Shooto Brasil 115’.

“Klebão” Tavares, atleta da cidade de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, iniciou a luta estudando o lutador carioca, que havia nocauteado seu oponente na última edição do “Shooto”. Mas foi “Bebessauro” quem tomou a iniciativa, desferindo um chute baixo no cearense, que revidou com o mesmo golpe. Após se esquivar de um soco de esquerda de Vieira, “Klebão” acertou um chute na coxa do seu adversário e ‘emendou’ com um “cruzado” de direita que nocauteou “Bebessauro” passados 1 min. e 25s do 1° ‘round’.

Com o resultado, além de trazer o cinturão de campeão dos pesados do ‘Shooto Brasil’ para a região do Cariri, Tavares “ampliou” o seu ‘recorde’ de MMA para 10-7. Enquanto isso, Vieira “caiu” para 7-2.

Já o ‘co-main event’ ( e portanto “evento co-principal” ) do ‘card’ trouxe outra disputa de título, o da categoria dos galos, que também estava vago. 
Para afivelar o cinturão, Cliver Fernandes teve que viajar de Manaus-AM até a capital fluminense e lutar até o 5° ‘round’, quando “estrangulou” o seu conterrâneo Maurício Almeida com um ‘triângulo de braço’ aos 2 min. e 50s do último ‘período’. A ‘finalização’ foi a única da noite. 
Com a vitória, Fernandes “subiu” para 8-1. Já Almeida, por sua vez, “desceu” para 11-6.

Em outro destaque da ‘programação’, o carioca Leonardo Cerboni Michel ( 3-0 ) venceu o acreano Sirnande “Blindado” Júnior ( 1-1), por ‘decisão unânime’ após três ‘rounds’. Natural de Rio Branco, “Blindado” chegou à perder 17 Kgs em dois meses para esta luta.

Confira os resultados do “Shooto Brasil 115” que incluem :

Shooto Brasil 115
3 de Fevereiro de 2023
Upper Arena
Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Kleberson Tavares venceu André Vieira por ‘nocaute’ / “nocaute técnico” ( com ‘soco’ ) aos 1:25 do primeiro ‘round’ 
Cliver Fernandes venceu Maurício Almeida por ‘finalização’ via “estrangulamento” ( “triângulo de braço” ) aos 2:50 do quinto ‘round’
Marcel Adur venceu Rodrigo de Moura por ‘nocaute’ / “nocaute técnico” aos 4:20 do primeiro ‘round’
Guilherme Doin venceu Samuel Silva por ‘KO’ / “TKO” aos 4:17 do primeiro ‘round’
Jose Henrique Souza venceu Alan Silva por ‘nocaute’ / “nocaute técnico” aos 4:55 do terceiro ‘round’
Heraldo Souza vs Martinho Camilo terminou em ‘empate’ após três ‘rounds’
Marcos Novais venceu Jarlilson Maia por “nocaute técnico” aos 4:50 do primeiro ‘round’
Leonardo Cerboni venceu Sirnande Júnior por decisão “unânime” após três ‘rounds’
Matheus Fonseca venceu Julio Cesar por ‘KO’ / “TKO” no primeiro ‘round’

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 06/02/2023
_
Legenda : Kleber Tavares ‘exibe’ o cinturão de campeão dos pesos pesados do “Shooto Brasil” conquistado no Rio de Janeiro.
Foto : ( Cortesia | Créditos : © Acervo Pessoal Kleber Tavares | @podium_bjj  | @gardenia.marquescosta | © Shooto Brasil | © shooto.com.br | @shootobrasil | © Reprodução / © Instagram | @Shooto_Brasil | Reprodução / © Twitter | Divulgação ). 

*NOTA : TODAS AS MATÉRIAS DO AUTOR SÃO DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE - DIVULGAÇÃO GRATUITA - INFORMAÇÃO ESPORTIVA*

Nenhum comentário:

Postar um comentário