domingo, 28 de outubro de 2018

Show do Rizin FF no ‘réveillon’ poderá ser o último da maior franquia de MMA do Japão ?



Com o fim do Pride Fighting Championship, os fãs japoneses de MMA ficaram “órfãos” de eventos de peso no país. Após uma longa espera, o RIZIN Fighting Federation surgiu, prometendo ocupar a lacuna deixada pelos eventos do Pride.
O Rizin Fighting Federation é uma promoção de MMA com lutas realizadas no ringue de cordas ( ao invés de um moderno ‘cage’ ) e com regras menos restritivas, entre as quais estão liberados os chutes e tiros de meta ( à semelhança do futebol ) na cabeça de um adversário no chão. Tais confrontos parecem agradar aos japoneses em geral e os organizadores do evento  pretendiam transformá-lo em um dos maiores espetáculos da terra.
Nesse ano nós também teremos mais um evento especial e que vai reunir torcedores ávidos por boas lutas. Será o 14º Rizin FF NYE.
Esse espetáculo esportivo será celebrado no dia 31 de dezembro, na Saitama Super Arena, na cidade de Saitama, Japão.

Como acontece em quase todos os eventos da franquia, apenas algumas lutas desse Rizin.14 foram divulgadas até agora, e apenas algumas estão certas, Tenshin Nasukawa, Taiga e outros dois lutadores farão parte de um torneio 4 homens à ser disputado sob as regras do Kickboxing.
Para o ‘card’ de MMA nomes como Kyoji Horiguchi, Kanna Asakura, Yusuke Yachi, Tatsuya Kawajiri, Ayaka Hamasaki, Kazuyuki Miyata, Mikuru Asakura, Daron Cruickshank e Erson Yamamoto já foram anunciados, mas nenhum dos seus oponentes foram confirmados pela organização.
Nada de novo até aqui, uma vez que essa prática vem desde a época do extinto Pride FC, quando algumas lutas eram casadas há apenas algumas semanas da realização do show.

Contudo, segundo comentários postados por fãs japoneses em fóruns de debates na internet, a organização “não anda bem das pernas” e se as suas finanças não melhorarem o show poderá acabar.
Eu tinha muitas esperanças pela promoção do Rizin FF, uma que eles já estão indo para o seu 14º show ( mais duas edições especiais ), todavia, não custa lembrar que eles ainda não se estabeleceram no status de top 3, junto aos grandes shows de MMA pelo mundo.
Soma-se à isso, a recente declaração de Nobuyuki Sakakibara dando conta ( também ) que “se as classificações não melhorassem, o Rizin não sobreviveria”, ou seja, nós poderíamos estar olhando para o ‘card’ final da promoção, e eu temo que isso aconteça mais cedo ou mais tarde.
O que seria uma pena, porque eles consistentemente colocam eventos realmente fortes.

Entre os lutadores japoneses, Rizin parece ter algum prestígio. Muitos competidores estrangeiros parecem dispostos à considerar o Rizin como parte do Bellator, PFL ou promoções européias, porque os shows do Rizin têm uma cobertura decente nos países do ocidente e tais eventos são tipicamente realizados em locais maiores.
No entanto, já existem várias organizações japonesas menores, que parecem funcionar com o Rizin em algum grau.
Mas onde os prospectos japoneses lançados por essas promoções iriam lutar depois ?

Se o Rizin acabar, então eu espero que o ONE Championship faça um grande esforço para assinar com os maiores nomes do evento japonês.
O ONE tem como objetivo se tornar a principal marca de esportes de combate na Ásia, apresentando modalidades como MMA, boxe e kickboxing.
Eles também estão se lançando no Japão, e inclusive, já há um show confirmado para Março de 2019 na terra do Sol Nascente, sendo que eles adorariam assinar com muitos dos lutadores que competiram no Rizin 13.

Por outro lado, segundo os fãs asiáticos de MMA, ainda há muita especulação e esperança em torno do ONE - “a maioria dos ingressos são distribuídos gratuitamente, metade de seus shows programados não acontecem, e as alegações que eles fazem sobre os números de sua audiência são simplesmente embaraçosos” - mas se suas finanças forem capazes de se sustentar por mais alguns anos, ‘talvez’ eles pudessem se tornar populares o suficiente no Japão, na China e em outros lugares para serem sustentáveis.

O resultado mais provável, é claro, é que se o Rizin for realmente extinto, o ONE talvez consiga dar vazão aos astros da companhia de Sakakibara por uns 2 ou 3 anos depois ...

Nesse caso, não existem dúvidas que o esporte de lutas de MMA irá dar um passo atrás no Japão e aquele evento ‘yankee’ estará cada vez mais próximo de consolidar o monopólio da modalidade em um nível global.
Se estes infelizes resultados ocorrerem, então todos nós - promotores, lutadores, fãs e imprensa - iremos terminar como perdedores.



*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 28/10/2018
_

Foto acima : Apesar do sucesso de público em sua última edição, o Rizin FF não anda bem financeiramente e os cartola estão apostando as suas fichas na nova geração de lutadores ( Cortesia : Rizin FF Media ).

Abaixo : O ‘flyer’ de divulgação da 14ª edição do Rizin FF. O show de MMA será realizado no dia 31 de Dezembro na Saitama Super Arena, na cidade de Saitama, Japão. ( Cortesia : Divulgação ).


Nenhum comentário:

Postar um comentário