sábado, 2 de fevereiro de 2019

Um dos fundadores do UFC vai trabalhar em uma “liga pioneira” de ‘Football’ 7s nos EUA



À cada dia que passa, o MMA sofre mais e mais perdas significativas entre os seus empreendedores. A onda agora é que os altos funcionários das promoções de MMA optem por trabalhar com outros esportes.
Depois do executivo da mídia esportiva Carlos Silva - então co-presidente do Professional Fighters League ( PFL ) - deixar o MMA para trabalhar com a sua verdadeira paixão - o tênis - no World TeamTennis ( WTT )  agora foi a vez de David Isaacs - um dos fundadores do UFC - ir trabalhar com a A7FL, junto ao seu conselho executivo.

A A7FL ou American 7s Football League é uma liga itinerante semi-profissional nos Estados Unidos que joga uma versão de sete jogadores do futebol americano, daí o nome da liga. Fundada em 2014 e lançada em 2015 ( ano dos seus primeiros jogos ), a liga tem como característica a disputa entre atletas que não fazem uso de capacetes de futebol ou outros equipamentos de proteção.

Tanto que esta é a liga pioneira em ‘no-pads, full-contact tackle-football league’, como também dizem dela os estadunidenses especialistas na modalidade.
Ainda assim, a A7FL é o mais alto nível de competição no futebol americano 7s.

Quanto à David Isaacs ele é um empreendedor em série, empresário de mídia e tecnologia e produtor de TV especializado em eventos ‘ao vivo’, mas é bem mais conhecido entre os fãs de MMA por ser um co-fundador do UFC.

Como co-fundador e produtor executivo do show, Isaacs esteve envolvido em quase todos os aspectos da construção do novo esporte desde que a SEG-Samaphore Entertainment ( de Robert Meyrowitz e Campbell MacLaren ) lançou o UFC em parceria com o W.O.W. Promotions ( de Rorion Gracie e Art Davie ) no distante mês de novembro de 1993.

A supervisão de Isaacs foi essencial para manter o UFC ‘vivo’ como quando o show enfrentou alguns dos seus desafios mais difíceis em meados e final dos anos 90, incluindo a transferência de todo o pessoal envolvido em uma das edições do show ( inclusive os lutadores, produtores e o famoso ‘octógono’ ) em um único dia, de Niagara Falls a Dothan, no Alabama, quando o estado de Nova York emitiu uma proibição de última hora.

Isaacs deixou o UFC em 1999 para atuar como CEO da maior rede de televisão universitária do país, a Zilo Networks.
Posteriormente, Isaacs vendeu a Zilo para a Sirk Productions ( em 2008 ) e fundou, executou e aconselhou várias empresas de mídia, entretenimento e capital de risco. Além disso, Isaacs foi produtor executivo de séries e eventos notáveis, incluindo jogos e séries de ‘reality shows’, entre outras atividades.

Após se juntar ao conselho executivo da A7FL no último mês de janeiro David Isaacs comentou :
-“Fiquei imensamente impressionado com tudo o que Sener e Ryan conseguiram com a American 7 Football League, então é um privilégio unir-me a eles como presidente do conselho consultivo. A remoção de equipamentos para tornar qualquer esporte mais seguro parece contra intuitivo e enfrentamos problemas semelhantes quando lançamos o UFC e criamos o esporte de artes marciais mistas ( MMA ). Com a A7FL, o futebol pode ser mais seguro, mas ainda é emocionante como uma competição de contato total. Eu não posso esperar para começar.”-disse Isaacs, que também é graduado em Economia e Direito pela Harvard University.

Seus novos colegas de trabalho na A7FL não lhe pouparam elogios.
-“Seguindo uma extensa busca pelo candidato ideal, estamos extremamente entusiasmados em anunciar que David Isaacs se juntou a nós como presidente de nosso conselho consultivo. David traz sua vasta experiência na indústria de esportes e entretenimento, bem como gerenciamento, negociação e finanças, além de especialização para a equipe, o que é um valor enorme à medida que continuamos a escalar a empresa”,-disse Sener Korkusuz, CEO da A7FL.

Por outro lado, a mídia especializada norte-americana parece não compartilhar toda essa empolgação e acredita que esse esporte também irá enfrentar muitas barreiras, especialmente com todas as preocupações das pessoas sobre concussões, atualmente um “assunto quente” naquele país.

Mas é bom não duvidar da capacidade de David Isaacs, por tudo que ele já fez pelas artes marciais mistas ( MMA ), esporte bem mais combatido pelos legisladores no passado do que o futebol americano na atualidade.

Também é bom lembrar que já existe “uma luz no fim do túnel”, como os estudos publicados nos EUA dando conta que jogar futebol sem capacete pode reduzir o trauma cerebral.

Seguindo essa mesma tendência e como parte do esforço para reduzir o potencial das lesões na cabeça resultante do contato entre capacete e capacete ( no caso do futebol americano ), e do nocaute ( no caso das lutas de contato ), o Boxe também aboliu os  capacetes durante as Olimpíadas de 2016, pois também existem estudos bem documentados elucidando que as lutas sem equipamentos de proteção ( capacete e luvas ) são mais seguras para os competidores.

De qualquer forma, a ida de David Isaacs - um dos pioneiros do MMA nos EUA, não custa lembrar - para a A7FL é mais uma prova de que os ‘homens de negócios’ da América e empresários inteligentes ao redor do mundo estão buscando cada vez mais outros segmentos esportivos para terem um melhor retorno financeiro no futuro.

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 02/02/2019
_

Foto acima : O A7FL ou American 7s Football League é uma liga de futebol americano pioneira no não-uso de capacetes ou outros equipamentos de proteção. ( Cortesia : divulgação A7FL ).

Abaixo : Após trabalhar com o UFC, David Isaacs se juntou ao A7FL, liga de futebol americano onde os atletas não usam de capacetes ou outros equipamentos de proteção. ( Cortesia : MMA HALL OF FAME media ).


Nenhum comentário:

Postar um comentário