A edição 2017 do Campeonato Nacional de Brazilian Jiu-Jitsu do Canadá deveria ter sido realizado em Montreal na semana passada, mas foi cancelado porque o esporte estaria violando o Código Penal daquele país.
O artigo 83 do Código Penal do Canadá estabelece que apenas os esportes de combate reconhecidos pelo Comitê Olímpico Internacional ( COI ) ou pelo Comitê Paraolímpico Internacional são legais e os organizadores foram informados que a polícia prenderia todos os participantes, o promotor e até mesmo algumas pessoas que estivessem assistindo à este torneio.
A polícia de Montreal ( SPVM ) ameaçou fazer as detenções de acordo com uma nota interna que incluiu o jiu-jitsu brasileiro como um esporte de combate – isto é, que utiliza golpes traumáticos ( ” quando técnicas de socos ou chutes são utilizadas para nocautear o adversário ” ) por isso informou ao comitê de Jiu-Jitsu Abu Dhabi Pro (organizadores do evento ) que eles iriam prender qualquer participante no torneio.
Contudo, até mesmo os organizadores de eventos de MMA ou outros esportes de combate no Canadá podem obter permissão especial de suas províncias para realizar torneios, trabalhando junto às comissões atléticas locais.
Mas como os organizadores do torneio cancelado acreditavam que sua forma de jiu-jitsu não deveria ser regulada pela lei, uma vez que não envolveria golpes traumáticos tais como o kickboxing ou o boxe seguiram adiante sem o aval das autoridades.
“Quando fomos avisados do evento, nos reunimos com o promotor local e mencionamos que uma vez que ele ia fazer o evento poderia haver algumas conseqüências para o mesmo, já que ele não fazia parte de uma federação local ( ou comissão atlética ), nem tão pouco havia obtido a [aprovação] do Comitê Olímpico Internacional “, disse o porta-voz da polícia de Montreal, Jean-Pierre Brabant.
O promotor local também acredita que a polícia confundiu o jiu-jitsu japonês com o jiu-jitsu brasileiro. O Jiu jitsu japonês é que envolve socos e chutes e não o seu primo brasileiro.
Os membros da Federação de Jiu-Jitsu dos Emirados Árabes Unidos e vários membros da comunidade do Brazilian Jiu-Jitsu tentaram convencer a polícia de Montreal da diferença entre o BJJ e o Jiu-Jitsu japonês a partir do momento da denúncia .
Assim sendo, Benoit Boisselle, outro porta-voz da polícia de Montreal, se manifestou em outra oportunidade sobre o cancelamento do torneio de Jiu jitsu brasieliro : ” Ainda assim é uma espécie de Wrestling e todos os eventos de luta ou Wrestling têm de ser sancionados “, disse ele.
Essa é a primeira vez em nove anos que a polícia de Montreal ( SPVM ) ameaçou fazer detenções por conta de irregularidades na promoção de uma competição de artes marciais.
A competição deveria ter lugar no Centro Pierre-Charbonneau, perto do Estádio Olímpico.
Agora os organizadores anunciaram o evento como adiado para o dia 5 de março e estão à procura de um novo local. Eles já entraram em contato com outros municípios da região de Montreal e estão em comunicação com as autoridades municipais e forças policiais locais para viabilizar a realização do torneio.
Os atletas que já estavam inscritos mas não poderão comparecer no dia 5 de março serão reembolsados. Novas inscrições serão abertas para que outros competidores possam participar.
Um consagrado jornalista norte-americano especializado em artes marciais chegou à comentar sobre o episódio em suas redes sociais : ” É profundamente desanimador ver como muitas pessoas na comunidade do Jiu jitsu não sabem nada sobre a legislação adequada e o regimento do desporto. Eles olham para os corruptos do UFC como modelo. Estes ( UFC ) estão em todo o lugar, no Canadá, inclusive. Se houvesse uma federação sem fins lucrativos e buscando o reconhecimento do desporto, um disparate como este poderia não acontecer “. Disse o jornalista.
Nota .: A opinião acima é de total responsabilidade do jornalista norte -americano. Nos limitamos à reproduzi-la na íntegra por acreditarmos que a mesma é importante para um melhor entendimento dos fatos.
_
Ilustração : Não, não foi uma competição de MMA e sim um torneio de Jiu-Jitsu que foi cancelado pela polícia no Canadá. Mesmo assim vale à pena conferir Bart Simpson aplicando um triângulo esquisito para domar o valentão Nelson, em briga de escola.
Além de sua praticidade nas competições profissionais, o Jiu-Jitsu tem sua eficiência comprovada em situações de defesa pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário